Confira 4 dicas para aprender a usar o estresse cotidiano a seu favor

Compartilhe

O estresse é uma constante dentro do ambiente profissional e, geralmente, é visto como algo prejudicial ao desempenho das atividades diárias. Entretanto, ele pode ser usado positivamente, tornando-se essencial para conseguir melhorias tanto de relacionamento com colegas como de crescimento na empresa. Confira 4 dicas e aprenda a usar o estresse cotidiano a seu favor:

1) Pode aumentar sua produtividade: As situações de estresse podem fazer com que você se comprometa mais em entregar todas suas atividades mais rapidamente. Por isso, aproveite esses momentos para potencializar a sua vontade de superar as dificuldades e, consequentemente, mostrar um trabalho ainda melhor. Além de ter a chance de ser reconhecido com uma promoção, por exemplo, você passa a ser mais valorizado pelos colegas de trabalho e chefes.

2) Pode facilitar o contato com os colegas: O estresse tende a surgir de situações em que não aconteceram da maneira como você esperava. Por isso, aproveite para conversar com os colegas sobre soluções e formas que vocês podem se ajudar para resolver qualquer atividade. Você poderá melhor o relacionamento pessoal de vocês, além de ter a oportunidade de identificar quais as maiores qualidades das pessoas que trabalham com você todos os dias. O trabalho em equipe, muitas vezes, pode ser potencializado pelo estresse.

3) Evite a negatividade: O estresse pode ter tanto lados bons como ruins. Para que você consiga usá-lo a seu favor, tente focar somente nos positivos. Evite ter pensamentos que possam levá-lo ao desânimo, porque ele será altamente refletido no seu trabalho. Assim, entenda o estresse como uma parte do processo profissional e, assim como qualquer outra, deve ser transformada em motivação de alguma forma. Quanto mais positivos seus pensamentos, melhor seu desempenho na vaga em que ocupa.

4) Ajuda a identificar seus propósitos: Ficar estressado geralmente significa que algo não saiu como o planejado. Por isso, quando estiver estressado, use esse momento para entender qual o seu propósito profissional. Você conseguirá identificar qual sua projeção de futuro e o que você espera para os projetos em que está envolvido. No calor do momento, o estresse pode ajudá-lo a entender o que você mais valoriza dentro do ambiente de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *