Um dos maiores inimigos dos estudantes e dos profissionais é o tempo perdido com outras coisas que não o trabalho. Ferramentas que, a princípio, servem para facilitar a nossa vida, quando não utilizadas corretamente acabam se tornando verdadeiros vilões da produtividade. Conheça os principais e saiba como contorna-los:
Internet – A internet (e as infinitas possibilidades que ela oferece) pode ser muito útil no trabalho. Mas, se usada de maneira incorreta, pode acabar com a sua produtividade. Quem nunca foi apenas conferir uma postagem nas redes sociais, se distraiu, e acabou gastando horas por lá? Você não precisa se isolar do mundo, mas deve ter em mente que, durante o horário de trabalho ou de estudos, é preciso um pouco de disciplina, para não cair nas armadilhas da internet.
Quando for trabalhar ou estudar no computador, mantenha o mínimo de janelas abertas no seu navegador, desabilite chats e qualquer tipo de notificação em tempo real das redes sociais, e use um navegador somente para o trabalho, e outro para os demais sites.
E-mail – Outra ferramenta extremamente útil na hora de trabalhar é o e-mail. O problema é quando colocamos nossas principais atividades de lado para olhar novas mensagens, e acabamos nos perdendo em meio a dezenas de assuntos diferentes. Quando você menos espera, já perdeu o foco, e aquela tarefa que estava realizando antes foi deixada em segundo plano. E quando acontece o contrário, e ficamos um bom tempo sem acessar o e-mail, acumulando dezenas de mensagens? Para resolver o problema, tenha horários pré-determinados para checar os seus e-mails. E quando for verifica-los, resolva-os, um por um, respondendo prontamente, excluindo ou encaminhando tudo que for necessário.
Celular – Mesmo que ele esteja no silencioso ou no vibra, é difícil perder o hábito de sempre checar o celular para ver se recebeu alguma chamada ou mensagem. Isto vai ficando tão comum que, sem perceber, acaba distraindo e influenciando nos seus afazeres. Foque no que você está fazendo no momento e confira as atualizações depois que terminar. Isto aumentará a sua produtividade.
Conversas improdutivas – A interação entre colegas de trabalho é importante. Ajuda a buscar novas ideias e encontrar soluções de problemas do dia-a-dia. No entanto, o bate papo também pode empacar a sua rotina diária de tarefas, se tornando um vilão.
Novamente, não é preciso se isolar do mundo, mas saiba diferenciar conversas produtivas de fofocas e assuntos banais, que não vão contribuir em nada para o trabalho.
Olá, gostei do artigo, aguardo mais dicas como esta. Para mim que estou iniciando são muito importantes.