Organizar um plano de tarefas é fundamental para ser mais produtivo durante o dia. Alguns hábitos como dormir bem, alimentar-se corretamente e cuidar da própria alimentação são essenciais para ter um bom rendimento e dar conta de cumprir com todas as atividades.
Entretanto, não é fácil manter a concentração ao longo do dia, já que muitas vezes o simples fato de checar o celular por alguns minutos já pode desviar a atenção. Sabendo disso, separamos 4 dicas para manter a produtividade no ambiente de trabalho. Confira a seguir:
1) Mantenha-se longe de distrações: No início do seu expediente, vá direto às tarefas que você precisa cumprir. Evite se envolver com atividades que possam dispersar a sua atenção e tirar o seu foco. Uma boa dica é procurar não mexer no celular enquanto estiver no horário de trabalho, a não ser que seja em um caso de emergência. Procure se concentrar somente naquilo que você precisa realizar.
2) Encontre o seu próprio método de organização: Cada pessoa se organiza de uma forma diferente. Umas são mais visuais e precisam colar post-its no local de trabalho para se lembrar ou usar uma agenda para dar conta de todas as tarefas. Já outras preferem usar o próprio celular, através de aplicativos online, por exemplo. Não importa qual material você irá utilizar. O importante é encontrar o método de organização que mais se ajusta ao seu perfil.
3) Defina as suas responsabilidades: É interessante identificar quais as suas responsabilidades no trabalho. Isso porque, ao ter consciência do compromisso com a equipe, você evita deixar as tarefas para depois, ao mesmo tempo em que se torna mais motivado a completá-las.
4) Comece o dia com uma lista de tarefas: Logo que chegar ao escritório, defina as principais atividades a serem cumpridas ao longo do dia. Em seguida, separe-as por ordem de prioridade, começando por aquelas que forem mais urgentes. Isso o ajudará a se organizar melhor, otimizando o seu tempo.