É comum ouvirmos que a melhor forma de estudar é compreender o que está sendo lido, e existe sim fundamento nessa afirmação, quando o assunto estudado é da área de humanas, e permite maior subjetividade. Todavia, em assuntos da área de exatas, onde precisamos ser mais objetivos que subjetivos, se faz necessária a memorização de equações, fórmulas e resultados. Para isso, existem algumas estratégias que podem facilitar a memorização. Confira-as a seguir:
1) Faça resumos: Resumir um assunto longo em pequenas partes facilita a compreensão, a análise, a sintetização e avaliação das informações. Dessa forma, você mantém sua mente ativa durante a leitura e aumenta a sua capacidade de cognição.
2) Fale em voz alta: Após certo tempo lendo e tomando notas, pare todo o procedimento e fale em voz alta tudo o que você conseguir lembrar sobre o assunto lido. Pode ser complicado num primeiro momento, mas com o tempo você consegue aprimorar suas habilidades de memorização cada vez com mais facilidade.
3) Métodos mnemônicos: As técnicas mnemônicas consistem em relacionar o assunto estudado com frases ou termos que facilitem a memorização. Veja o exemplo a seguir:
ADOC
Aplicações são a Débito
Origens são a Crédito
Quando utilizamos o termo “ADOC”, relacionando-se com os termos contábeis, fica muito mais fácil memorizar. Consegue perceber?
4) Questione-se sobre a matéria: Ao final de cada tópico estudado, elabore uma questão que englobe vários pontos da leitura. Separe de 15 a 30 minutos para respondê-la e, assim, você estará memorizando ativamente os conceitos estudados.
5) Grave seus resumos e escute: Para conseguir memorizar muitos tópicos sem precisar demandar grande esforço pessoal, utilize um gravador. A maioria dos smartphones atualmente possuem o aplicativo de gravação de som instalado de fábrica. Com esse recurso, a qualquer momento você pode recorrer às gravações para lembrar de algum termo importante.
Gostei demais das informações que você tem publicado aqui, obrigado. Vou continuar Compartilhando.