Reuniões são muito comuns no mundo corporativo, mas com certeza você já deve ter participado de reuniões pouco produtivas e monótonas – o que significa que uma reunião não deu certo. Reunir pessoas em prol de alguns assuntos significa tirá-las de suas respectivas funções e é por isso que queremos que suas reuniões sejam eficientes. Para garantir uma reunião bem-sucedida, primeiramente verifique se os assuntos que quer tratar necessitam realmente da presença de todos os membros e se isto pode ser decidido em outro canal mais rápido. Leia as considerações para você colocar em prática ou sugerir para suas próximas reuniões.
– Objetivo: qual é o objetivo desta reunião? Definir o objetivo ajuda a dar o foco na reunião e a definir quem participa dela. Assim é possível evitar perder tempo com rodeios desnecessários.
– Líder: o líder da reunião deverá ler as pautas e direcionar as discussões. Lembre-se que nem sempre esse papel caberá a você, mas a liderança de uma reunião é essencial para sua eficiência.
– Quem participa? Com o objetivo definido fica mais fácil saber quem realmente necessita participar dessa reunião. Por exemplo: não é necessário convidar um analista sendo que será preciso tomar uma decisão no nível de diretoria. Pense bem e chame as pessoas certas.
– Materiais e assuntos: se necessário, envie antecipadamente materiais para análise como uma breve apresentação, gráficos ou vídeos.
– Atenção: atente-se para as informações que são compartilhadas em uma reunião. O foco principal deve ser mantido e o líder da reunião deve cobrar todos os desdobramentos necessários na reunião.