Quais são as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho?

Compartilhe

Nossa sociedade vem sofrendo diversas transformações no desenvolvimento do trabalho ao longo dos anos, em todos os âmbitos. Hoje em dia, ter somente o conhecimento profissional adquirido ao longo dos anos de formação universitária não garante a colocação do profissional no mercado de trabalho.

O perfil comportamental do candidato, por vezes, é mais importante que seu perfil técnico, e desperta mais interesse nos recrutadores das empresas.

Para os especialistas em recrutamento, não é só mais um bom perfil técnico que é valorizado: saber lidar com situações de crise, ter boa comunicação com a equipe e ter comprometimento são características visadas pelas empresas, pois refletem diretamente nos resultados.

Separamos algumas habilidades que são mais valorizadas no mercado de trabalho. Confira:

1) Comunicação
Saber se comunicar é primordial para praticamente todo tipo de trabalho. E essa competência inclui saber se expressar, saber ouvir e usar até mesmo a linguagem corporal apropriada.

2) Trabalho em Equipe
Saber trabalhar em equipe é uma das principais competências procuradas pelas empresas. E isso significa não apenas ser cooperativo, mas também demonstrar habilidades de liderança quando necessário.

3) Resiliência
Profissionais que possuem preparo e maturidade emocional para superar adversidades sem desistir, enxergando oportunidades em momentos de crise, serão sempre mais disputados pelas empresas.

4) Comprometimento
Para o bom funcionamento dos processos, as empresas buscam profissionais que sejam capazes de assumir compromissos, entregando-os dentro do prazo estabelecido.

5) Senso de Urgência
Nos cenários mais difíceis, tudo parece ser urgente. Então, o profissional precisa ter senso de urgência para identificar as prioridades e tomar atitudes com agilidade, para que os processos não sejam comprometidos.

6) Pensamento Criativo
A capacidade de encontrar soluções ou alternativas para tudo é imensamente valorizada pelas empresas porque impulsiona a inovação e aumenta a eficiência.

7) Busca por Conhecimento
Profissionais que fogem da estagnação estão sempre em busca de desenvolvimento, e a zona de conforto não faz parte de sua natureza. Estes profissionais demonstram ambição por evolução, característica visada pelos recrutadores das empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *