É possível conciliar as redes sociais e os estudos?

Compartilhe

Por muito tempo essa combinação foi considerada um grande perigo, mas a verdade é que conciliar redes sociais e estudos não é uma tarefa impossível. Alguns cuidados são necessários para aproveitar todos os benefícios que a tecnologia pode oferecer, sem perder o foco do aprendizado.

Você já sabe como lidar com isso? Se ainda tem certa dificuldade para equilibrar o seu tempo ou não sabe se essas ferramentas podem ser úteis para potencializar os seus estudos, continue a leitura e descubra boas dicas agora!

Como aproveitar os benefícios da relação entre redes sociais e estudos?

Não precisa eliminar as redes sociais da sua vida, principalmente se você está passando por um período intenso de estudos. É natural querer fazer parte dessas comunidades e se comunicar com as pessoas ou com o mundo por meio dessas plataformas.

Mas, além da diversão, elas podem trazer benefícios para a sua rotina de estudante. E vale muito a pena aproveitar todos eles! O objetivo é perceber o potencial dessas ferramentas como grandes aliadas no seu processo de aprendizado. Sabe como fazer isso? Temos algumas ideias!

Siga vários perfis da sua área de interesse

Para conciliar redes sociais e estudos, o mais comum é seguir perfis que publiquem conteúdos relacionados aos temas que você quer aprender. Ou seja, ter a oportunidade de acompanhar informações que são do seu interesse.

Quem está se preparando para o vestibular ou Enem, por exemplo, deve procurar esse tipo de perfil. Os estudantes que já passaram por essa fase e entraram na faculdade também vão encontrar bons perfis sobre temas específicos, como DireitoArquitetura ou Educação Física.

Então, sempre que você acessar as suas redes sociais, vai se deparar com conteúdos interessantes e dicas de estudo. Assim, aprenderá mesmo durante os intervalos da rotina ou na hora do descanso.

Mantenha contato com professores e colegas

Fora os perfis gerais, as pessoas próximas também podem oferecer conteúdo de qualidade ou a oportunidade de manter contato com elas pelas redes sociais.

Muitos professores costumam usar suas redes para trocar experiências e informações, inclusive para falar de assuntos atuais que nem sempre são abordados nas aulas. Manter a relação com os colegas é mais um ponto importante, pois pode facilitar na hora de tirar dúvidas ou combinar um grupo de estudos, por exemplo.

Na verdade, as redes sociais são as maiores ferramentas de networking no mundo de hoje. Cada um pode compartilhar o que quiser e é muito simples interagir para falar de qualquer coisa. Melhor ainda é poder aprender com pessoas que estão próximas ou distantes de você, sem fazer esforço!

Participe de fóruns

Outra ideia para aproveitar as redes sociais para os estudos são os fóruns ou grupos de discussão, como acontece no Facebook, LinkedIn, WhatsApp, Telegram etc.

Você pode participar com pessoas conhecidas ou desconhecidas para trocar ideias sobre seus objetos de estudo. Essa é uma proposta bem dinâmica de aprendizado coletivo que pode fazer a diferença nos seus resultados.

Quais cuidados tomar?

De fato, a internet oferece milhões de benefícios e facilitou a nossa vida, mas tomar alguns cuidados passou a ser fundamental para evitar problemas como ter seus dados pessoais invadidos ou cair em um golpe.

Quem não tem muito domínio sobre as redes sociais, precisa redobrar a atenção. Infelizmente, da mesma forma que temos muita gente comprometida em oferecer bons conteúdos, há também pessoas mal-intencionadas. Por isso, todo cuidado é pouco e vale seguir algumas recomendações de segurança, como:

  • evite divulgar suas senhas ou deixar todas elas salvas nos seus dispositivos eletrônicos;
  • troque suas senhas de modo periódico;
  • não clique em links suspeitos ou baixe qualquer app sem pesquisar antes sobre ele;
  • configure suas redes sociais atenciosamente e tente ao máximo restringir o acesso das pessoas às suas informações pessoais.

Como manter o equilíbrio?

Por último e não menos importante, vamos falar do equilíbrio necessário para que seja possível conciliar redes sociais e estudo sem prejudicar o seu desempenho. A questão é que essas ferramentas podem ser grandes distrações quando não sabemos usá-las com sabedoria.

Afinal, 5 minutos de descanso para a mente viram 30, 40 ou mais, se não estamos atentos ao tempo gasto nas redes. Basta conferir no seu celular qual é o tempo gasto no dia a dia em cada aplicativo para saber se você está exagerando ou não.

De qualquer maneira, o segredo é aproveitar as redes sociais com moderação e saber fazer uma boa gestão do seu tempo, até porque provavelmente você tem um longo cronograma de tarefas para cumprir. Só que, em vez de deletar os seus perfis e ficar sem os benefícios, pode encontrar um ponto de equilíbrio.

Estabeleça limites e desative as notificações

O primeiro passo para conciliar redes sociais e estudos é ficar de olho no relógio, a fim de não passar tempo demais na internet e atrapalhar sua rotina. Defina alguns intervalos no seu dia para dar uma olhadinha rápida no que está acontecendo, responder às mensagens e conferir os conteúdos do seu interesse.

Outra atitude importante é desativar as notificações para não tirar o foco dos estudos. Deixar o celular “apitando” a todo momento não vai ajudar em nada na sua concentração, sem contar que depois você vai olhar as suas redes na hora certa. A curiosidade de checar as novidades é grande e é melhor evitar esse tipo de tentação.

Aliás, existem pessoas que são viciadas em redes sociais, e essa não é uma relação saudável, principalmente para quem quer ser produtivo nos estudos ou no trabalho. Estabelecer limites é essencial para não perder horas e horas do seu dia.

Desinstalar o aplicativo é uma solução? Para quem não consegue restringir o acesso de outra forma, vale a tentativa de “esconder” os apps durante um período e baixar novamente quando for usar. Ou então, coloque seu celular em modo avião enquanto estiver estudando.

Enfim, conciliar redes sociais e estudos vai depender da sua disciplina. Saiba que utilizar essas ferramentas pode ajudar muito no seu aprendizado e rendimento, desde que você aproveite da melhor forma!

Gostou das nossas sugestões? Além de se dedicar aos estudos, seguir algumas dicas de produtividade também é muito importante para ter bons resultados. Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *