Farmácia ou Biomedicina: como fazer a melhor escolha?

Compartilhe

Farmácia ou Biomedicina: qual é a melhor escolha? Esse é um dilema pelo qual muitos alunos passam, principalmente aqueles que se identificam com a área da Saúde e têm interesse em conhecer mais sobre as Ciências Biológicas.

Apesar de apresentarem várias semelhanças, esses cursos não são iguais. Logo, considerar as principais diferenças entre eles é importante para saber escolher qual graduação atende às suas expectativas.

É por isso que reunimos um comparativo entre Farmácia e Biomedicina para ajudar você a fazer essa importante escolha. Acompanhe para saber mais!

Quais são as principais diferenças entre Farmácia e Biomedicina?

Uma maneira muito interessante de avaliar as principais diferenças entre as carreiras em Farmácia e Biomedicina é comparar os cursos, o mercado de trabalho e o perfil de estudante. Veja a seguir!

Proposta do curso

O objetivo principal do bacharelado em Farmácia é fazer com que os alunos se tornem profissionais aptos para a preparação de fármacos. Eles conhecem detalhes sobre os mecanismos de ação de diversas substâncias, bem como outros pontos sobre farmacocinética e farmacodinâmica.

É por isso que, ao longo do curso de Farmácia, os estudantes têm contato com uma grande quantidade de conteúdos relacionados à Química, Biologia e cuidados na área da Saúde. A graduação conta também com várias aulas práticas, realizadas principalmente em laboratórios.

Por outro lado, o curso de Biomedicina foca no estudo de possíveis tratamentos e diagnósticos para diversas doenças. Essa é a área que trabalha com o desenvolvimento de várias técnicas utilizadas em toda a área da Saúde.

Embora conte com conhecimentos farmacológicos, a graduação em Biomedicina busca unir conceitos de Biologia e Medicina para a descoberta de novos métodos. Além disso, essa é uma área muito voltada para a pesquisa.

Disciplinas

O curso de Farmácia dura 4 anos e conta com uma grade curricular conteudista, abordando disciplinas como:

  • Microbiologia;
  • Química Analítica;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Farmacologia;
  • Gestão Farmacêutica;
  • Imunologia;
  • Farmacognosia;
  • Controle de Qualidade;
  • entre outras.

Já a graduação em Biomedicina costuma durar cerca de 5 anos e conta com disciplinas voltadas para:

  • Bioquímica;
  • Biologia Celular e Molecular;
  • Bioestatística;
  • Farmacologia;
  • Genética.
  • Imunologia;
  • Bioinformática;
  • entre outras.

Mercado de trabalho

Independentemente da área escolhida para seguir carreira, é possível ter um bom desenvolvimento profissional. Ambas são profissões muito procuradas no mercado de trabalho e oferecem ótimos retornos profissionais, como boa remuneração, reconhecimento, vagas de emprego e muitas outros.

Ao se formar em Farmácia, o profissional pode assumir diversas posições no mercado de trabalho, de acordo com as suas preferências e especializações. Entre as principais áreas de atuação, podemos citar:

  • laboratórios;
  • indústria alimentícia;
  • cosmética e estética;
  • produção de medicamentos;
  • universidades;
  • hospitais e demais instituições de saúde;
  • drogarias.

Os biomédicos também podem trabalhar em diversas áreas, porém, os locais de atuação costumam ser os hospitais, os laboratórios e as universidades. Vale ressaltar que existe uma enorme variedade de nichos para se especializar, como saúde pública, reprodução humana, microbiologia e análises clínicas.

Perfil de estudante

Os perfis do estudante de ambas as carreiras apresentam diversas semelhanças. É por isso que muitos alunos ficam divididos entre Farmácia e Biomedicina na hora de escolher o curso e prestar vestibular.

No entanto, é preciso considerar a rotina da graduação e o mercado de trabalho, ao pensar no estudante de cada uma dessas áreas. No caso da Farmácia, é preciso ter em mente que será necessário lidar com mais conteúdos relacionados à Química e à área das Exatas.

É por isso que ter afinidade com cálculos, capacidade analítica, trabalho em equipe, organização e disciplina vai trazer muitos benefícios ao período universitário. Além disso, é importante gostar de estudar.

Já o aluno de Bioquímica precisa saber que vai encarar uma série de livros, apostilas e aulas com diversos conteúdos complexos, tendo em vista a quantidade de assuntos abordados sobre Biologia eMedicina ao longo do curso.

Ter essa paciência e interesse em pesquisa é o diferencial do estudante de Bioquímica. Assim como no curso de Farmácia, também é importante gostar de estudar, disponibilizar-se para o trabalho em equipe e caprichar na análise de dados.

Como escolher entre Farmácia e Biomedicina?

Fazer a escolha entre os dois cursos com tantas vantagens de carreira e conteúdos interessantes, de fato, não é uma tarefa fácil. Sendo assim, o que considerar, além das principais características dessas carreiras?

A seguir, confira algumas dicas que vão ajudar você a se decidir entre Farmácia e Biomedicina!

Pense nas suas afinidades

Quais foram as disciplinas que você mais se saiu bem durante o Ensino Médio? Isso pode entregar as suas principais afinidades com matérias que serão vistas ao longo da graduação de maneira abrangente.

Se você se sentia confiante nas provas de Química e Física e adorava resolver os desafios de Matemática, o curso de Farmácia tem mais a ver com o seu perfil. Por outro lado, se o que despertava o seu interesse eram as aulas de Biologia e sempre gostou da área da pesquisa, Biomedicina pode ser a melhor opção.

Converse com profissionais da área

Falar com pessoas que já se formaram em um desses cursos ou, até mesmo, alunos pode ajudar a aumentar as suas perspectivas sobre essas carreiras. Afinal, é possível compreender como são as experiências de estudar tais assuntos e identificar quais delas você gostaria de vivenciar.

Pense nos seus objetivos profissionais

Para escolher uma carreira é importante ponderar os objetivos que você deseja alcançar ao longo da vida profissional. Ter isso em mente vai contribuir, inclusive, para a escolha de uma especialização e para dar sequência à sua formação.

Por esse motivo, tente se imaginar nos próximos 5 a 10 anos e veja o que você espera desse futuro. A partir disso, reflita se Farmácia ou Biomedicina são capazes de proporcionar a realização desses objetivos. Assim, a escolha flui muito mais facilmente.

E agora, já se sente confiante para dizer se prefere Farmácia ou Biomedicina? Conhecer detalhes referentes ao curso e ao mercado de trabalho vai dar a você mais informações para identificar qual carreira está de acordo com as suas expectativas e proporcionar segurança na hora de fazer a escolha.

Este artigo ajudou você a pensar no que espera de sua carreira? Então, comece com a escolha certa. A Unipar tem tradição, professores com experiência de mercado, infraestrutura de qualidade e ensino de excelência, tendo nota 5 no Conceito Institucional do MEC.

Chama a gente no Whats e vamos conversar sobre o seu futuro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *