O que é ser um profissional sênior e quais as vantagens disso?

Compartilhe

Diversas áreas do mercado de trabalho oferecem a oportunidade de crescimento de carreira. Isso pode ser percebido nas especificações de vagas de emprego, como júnior, pleno e profissional sênior.

A última opção é um dos cargos de mais alta posição dentro de uma organização. Por esse motivo, é preciso ter, além de conhecimentos avançados na área de atuação, bons diferenciais para conseguir uma vaga de emprego desse tipo.

A seguir, explicamos melhor sobre as ofertas de emprego para um profissional sênior e as principais vantagens de ocupar essa posição dentro de um ambiente de trabalho. Acompanhe e saiba mais!

O que é um profissional sênior?

Antes de explicar o que é ser um profissional sênior, tal como as suas principais responsabilidades, é necessário destacar o que faz os outros níveis de especificação do cargo.

A seguir, entenda melhor os conceitos de um profissional júnior, pleno e sênior!

Profissional júnior

Esse é o nome dado para todos os colaboradores de uma empresa que acabaram de entrar em um mercado de trabalho. Para esse tipo de vaga, as atividades são mais simples e estão sempre em acompanhamento de um supervisor com experiência na área.

Desse modo, os profissionais que ainda estão ganhando experiência e que acabaram de se formar, na maioria das vezes, entram nas vagas juniores, como iniciantes. Isso costuma acontecer com os colaboradores que apresentam até 5 anos de vivência no mercado de trabalho, aproximadamente. 

Profissional pleno

Já o profissional pleno é aquele que está familiarizado com um determinado nicho de atuação. Dessa forma, é capaz de receber atribuições com mais responsabilidades no ambiente de trabalho.

Por conta disso, a remuneração e a valorização desse tipo de profissional são maiores, em comparação com o júnior. O tempo de experiência que o mercado de trabalho costuma pedir desse tipo de colaborador varia de 6 a 9 anos. No entanto, essa é uma característica definida por cada empresa. Então, os requisitos costumam mudar conforme o ambiente de trabalho.

Para ocupar esse tipo de cargo, a maior parte das companhias dá preferência por profissionais que apresentam pós-graduação e habilidades avançadas. Assim, é possível se encarregar de atividades como orientação e supervisão de equipes, integração no time de tomada de decisões e a execução de tarefas que demandam maior nível técnico, porém, sempre com uma supervisão do sênior.

Profissional sênior

Agora, sim, fica fácil compreender o trabalho do sênior. Como você acabou de ver, enquanto o júnior se encarrega de tarefas simples e o pleno de atividades com um maior nível de complexidade, esse profissional é o responsável por realizar a supervisão das equipes.

Em ambientes de trabalho clássicos, que apresentam diferentes níveis hierárquicos, essa é uma das mais altas posições. Por essa razão, é necessário que o profissional apresente não apenas experiência de mais de 10 anos na área de atuação, como também pós-graduação, competências avançadas e certificações extras.

Isso faz com que o processo seletivo para esse cargo seja bastante criterioso. Afinal, com conhecimentos aprofundados e grande vivência no nicho de atuação, é possível participar da criação de projetos inovadores, solucionar problemas clássicos e complexos do trabalho, tomar decisões precisas e realizar uma boa gestão da equipe.

Quais as principais vantagens de ser um profissional sênior?

Quer saber por que vale a pena ir em busca do desenvolvimento profissional para chegar no cargo sênior? Então, veja as principais vantagens de ocupar essa posição!

Maiores salários

Por ter mais responsabilidades, tempo de experiência na área e conhecimentos técnicos, a remuneração de um profissional sênior costuma ser consideravelmente maior que o salário de um iniciante. Essa é uma grande vantagem para o desenvolvimento de objetivos pessoais e aumento da qualidade de vida.

Busque aprofundar seus conhecimentos

Ter conhecimentos aprofundados na área de atuação, como você viu, é indispensável para um profissional sênior. Por esse motivo, invista em uma pós-graduação, atividades de extensão, cursos livres, eventos da área e várias outras oportunidades de aprender mais sobre o seu trabalho e as tendências do mercado.

Viu só as vantagens de se tornar um profissional sênior? A fim de alcançar esse objetivo, ter iniciativa para ir em busca do seu próprio conhecimento é fundamental. Pensando nisso, comece a investir na sua formação e desenvolva habilidades importantes para se destacar.

Quer saber como aprofundar seus conhecimentos sobre uma determinada área? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos cursos de graduação e pós-graduação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *