Como as técnicas de memorização podem ajudar nos estudos? Descubra!

Compartilhe

Todo processo de aprendizagem ocorre em etapas. Para que você avance em um ritmo adequado, é crucial lembrar dos conteúdos presentes na base do seu tema de estudo. E uma das formas de garantir que cada assunto seja internalizado é usar as melhores técnicas de memorização.

São diversas técnicas que podem ser grandes aliadas nas rotinas de preparo para as provas. Inclusive, é por esse motivo que elas costumam ser adotadas por vários estudantes, desde o Ensino Médio até o início da faculdade e após. O que acha de fazer parte dos grupos que se beneficiam da boa memória?

Para ajudar, vamos dar dicas de métodos e explicar as vantagens de usá-los. Fique de olho nas sugestões e escolha os seus favoritos!

Por que usar técnicas de memorização?

Antes de apresentar o motivo, precisamos deixar claro que memória é a capacidade de armazenar informações/mensagens diversas. Esse processo exige bastante esforço e prática constante, pois o cérebro tende a reter apenas aquilo que foi compreendido e aplicado com eficácia.

Muita gente confunde a memorização com a famosa decoreba, mas ambas são diferentes. A primeira é mais valiosa porque permite recuperar conceitos, fórmulas e demais recursos sempre que precisar. Ela acontece quando você realmente entende o assunto estudado e passa a ter o domínio dele.

O ato de decorar, por outro lado, consiste em guardar determinado dado apenas para reproduzi-lo em um momento específico, sem se preocupar com a assimilação. Isso faz com que seu cérebro não tenha interesse em “arquivá-lo” por tanto tempo. Em outras palavras, você logo esquece.

De que forma elas ajudam nos estudos?

Ficou claro que as técnicas de memorização são muito melhores que as táticas para decorar conteúdos. Afinal, ao compreender o que leu ou ouviu, por exemplo, você consegue lembrar das coisas com mais facilidade. E ter essa segurança pode ser maravilhoso para diminuir a ansiedade na véspera de uma avaliação.

Os métodos que estimulam a memória, portanto, são bastante vantajosos para quem precisa fixar um grande volume de informações. É o caso das pessoas que estudam para ter uma ótima pontuação no Enem ou realizar o vestibular de uma Instituição de Ensino Superior.

São processos preparativos que demandam a revisão de inúmeras disciplinas, o que gera bastante desgaste físico e mental. Logo, contar com o potencial das técnicas de memorização faz toda a diferença. Com elas, você conseguirá conquistar um bom desempenho em cada área do conhecimento.

Mesmo os assuntos mais complexos são recuperados com o exercício frequente da memória. Já pensou não ter que se preocupar tanto na hora de aplicar os seus conhecimentos? Felizmente, há muitas maneiras de retomar aquilo que foi aprendido.

Quais são as principais técnicas de memorização?

Você consegue armazenar conteúdos de diversas formas, utilizando recursos visuais, de áudio e até a própria voz. O ideal é que explore o máximo de opções e faça testes com cada uma delas. Assim, saberá quais métodos se adaptam ao seu modo de estudar e podem favorecer os aprendizados.

Resumos

análise de textos nem sempre é suficiente para assimilar o que está escrito. Após fazer suas leituras, tente anotar os pontos mais importantes de cada trecho. Vale produzir esses resumos à mão ou digitar em um bloco de notas, pois a finalidade é estimular você a desenvolver as próprias ideias sobre o tema.

Simulados

Famosos entre os vestibulandos, esses questionários ajudam a conferir se o seu estudo tem sido adequado. Isso porque trazem perguntas e respostas sobre matérias específicas, muitas delas abordadas em provas de instituições e concursos.

A dica é providenciar alguns modelos e ler as questões com calma, como se realmente estivesse passando por um processo avaliativo. Enquanto resolve os enunciados, você exercita a interpretação de textos e grava conceitos importantes. Depois, é só comparar seus resultados com o gabarito e identificar possíveis pontos de melhoria.

Autoexplicação

Essa é uma das técnicas de memorização mais desafiadoras para quem tem dificuldade de argumentar e discutir assuntos com outras pessoas. Porém, todo esforço compensa. A proposta é explicar, em voz alta, o conteúdo que você acabou de conferir.

Não tenha medo de perder alguma informação no meio do caminho. Concentre-se apenas em repassar a mensagem sem qualquer ajuda, contando apenas com a sua memória. Se quiser, grave o enunciado para, posteriormente, conferir se todos os pontos foram abordados em sua fala.

Associações

Ligar conteúdos a determinados sons ou imagens pode fazer milagres pela sua memória. Assim, quando perceber dificuldade para lembrar de certos assuntos, experimente associá-los a algum recurso especial. Pode ser uma música que você gosta ou até uma figura temática.

Ao estudar sobre continentes e suas localizações, por exemplo, desenhe um mapa geral e anote as principais informações de cada área. Esse esboço pode ficar exposto em seu ambiente de estudo, na mesa ou em uma parede, para que a conexão entre os elementos seja vista todos os dias.

Como potencializar os resultados?

Como envolvem a compreensão completa dos assuntos, as técnicas de memorização precisam ser aplicadas com frequência. Isso significa que, sem o mínimo de disciplina, você dificilmente verá resultados. Não permita que o desânimo prejudique seus avanços e comece a se organizar.

Antes de tudo, lembre-se de que o cérebro só funciona corretamente se tiver descanso adequado e receber bons nutrientes. Ou seja, para ter uma boa memória, você precisa dormir tempo suficiente e se alimentar direito. Também é crucial praticar atividade física para gastar energia e ir para a cama na hora certa.

O cuidado com a saúde geral fará com que seu organismo opere da melhor forma, evitando o temido sono na hora de estudar. Os benefícios são garantidos em curto e longo prazo, permitindo que você arrase em diversos momentos da vida, tanto na faculdade quanto no desenvolvimento da carreira.

Gostou de saber sobre as principais técnicas de memorização? Após selecionar as suas preferidas, procure inseri-las em um cronograma de estudos detalhado. Ele deve conter divisões de horários para a revisão de cada conteúdo e, claro, englobar pausas rápidas para o descanso do corpo e da mente.

Se você ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar para enriquecer este post, deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *