Desenvolvimento mobile: 4 coisas que você precisa saber sobre a profissão

desenvolvimento-mobile
Compartilhe

O mercado de tecnologia se mantém em constante crescimento, independente do setor. Basta uma olhada em redes de emprego como o LinkedIn para perceber que mais da metade das vagas disponíveis envolvem o conhecimento tecnológico. Na área de desenvolvimento mobile não é diferente, afinal de contas, a popularização dos smartphones e o fácil acesso à internet fizeram com que esse setor crescesse exponencialmente.

A vasta gama de possibilidades que um aplicativo pode oferecer abre portas para novas facilidades, além de melhorar os produtos já existentes. Atualmente, apesar dos celulares já estarem a muito tempo entre nós, há muito por vir quando tratamos sobre o ambiente mobile.

Diante desse cenário de oportunidades profissionais, programadores e outros profissionais da área tendem a migrar para esse poderoso setor, se tornando destaque e sendo bem recompensado financeiramente por isso. Conheça a seguir mais sobre esse universo tecnológico.

Evolução móvel

Em 2014, quando ainda não estávamos em tamanho avanço tecnológico como atualmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que, no Brasil, cerca de 79,3% das pessoas com mais de 10 anos tinham um telefone móvel próprio. 

No período atual, a tendência é que esses números tenham crescido ainda mais e que essas crianças se tornem usuários fiéis de aplicativos mobile em idade ainda mais precoce. Além disso, no país esses dispositivos são o principal meio de acesso à internet da população desde 2014, o que fortalece ainda mais esse segmento.

A nível mundial, o crescimento do uso dessa tecnologia também é percebido. Entre os principais estudos do segmento está o relatório anual de internet da empresa de telecomunicações Cisco, no qual estima-se que o acesso mundial a internet por meio de dispositivos móveis terá um crescimento de 5,1 bilhões para 5,7 bilhões entre o período de 2018 até 2023, alcançando um total de 71% da população mundial.

Esse relatório também traz informações referentes ao download de aplicativos. Estima-se que até 2023 cerca de 299 bilhões de aplicativos serão baixados em todo o globo, principalmente aplicações de mídias sonoras e visuais, jogos e softwares de negócios. Para que você entenda o tamanho desse avanço, em 2021 foi estimado 260 bilhões de downloads de aplicações mobile, o que projeta um crescimento de 39 bilhões instalações em 2 anos.

Mercado com amplas possibilidades

Ao falarmos em desenvolvimento mobile, é comum imaginarmos diretamente em smartphones, entretanto esse pensamento é limitado para os dias atuais. Atualmente, há diversos dispositivos móveis que disponibilizam suporte a aplicações, como tablets, smartwatches, assistentes virtuais e até mesmo alguns brinquedos. 

Além disso, trabalhar em materiais responsivos que se adaptam ao dispositivo utilizado também é uma função do desenvolvedor mobile.

Domínio sobre linguagens de programação

Quando você está no meio do desenvolvimento, seja mobile ou de outro modo, lidar com diferentes linguagens de programação é algo rotineiro. Devido a complexibilidade dos sistemas operacionais que os aplicativos funcionarão, se especializar em algumas linguagens é fundamental para se dar bem na área.

O começo desse estudo se inicia lá na lógica de programação, em que o usuário compreende como a máquina pensa e como você pode se comunicar de modo que ela compreenda. Em forma resumida, é a técnica de desenvolver sequências lógicas para realizar ações. 

Poder aprender todo esse universo até chegar na criação de jogos, sites e aplicativos é algo incrível que o estudo na área de desenvolvimento proporciona.

Novas tecnologias

O universo dos dispositivos descritos como Internet of Things (IoT), que abrange qualquer aparelho comum com acesso à internet, como geladeiras, cafeteiras, aspiradores robôs e assistentes virtuais, por exemplo, estão em ampla expansão. Com isso, o desenvolvimento sobre essas novas tecnologias são uma grande oportunidade de crescimento dentro dessa profissão.

Já imaginou poder desenvolver um aplicativo especial para uma geladeira em que ele traga receitas ou apresente uma lista de necessidades conforme vá consumindo os alimentos dela, ou até mesmo um sistema que permite que a cafeteira faça cafés pré-programados de forma automatizada? São inúmeras possibilidades que vão além da imaginação, basta dar o primeiro passo e se especializar nessa importante área futura.

Além disso, outra tecnologia que está dando as caras e logo estará disponível em nosso país é o 5G. Esse sistema de internet funciona de uma maneira diferente comparado ao padrão que utilizamos, necessitando de pontos de transmissão mais próximos, possibilitando uma enorme velocidade de conexão.

Se adaptar a esse novo tipo de conexão é um longo passo e necessitará de uma grande quantia de profissionais especializados na área. Outro ponto importante é que essa tecnologia está em constante evolução, o que faz imaginarmos que no futuro teremos conexões ainda mais avançadas, como 6G, 7G, entre outras variações.

…..

Conhecendo as possibilidades dessa profissão, nada melhor do que conhecer o tecnólogo em desenvolvimento mobile da Unipar e dar o primeiro passo na nova carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *