5 dicas de busca de emprego para recém-formados

Concluir o Ensino Superior é uma vitória e tanto: depois de anos de estudo, finalmente você está legalmente apto para exercer a profissão que escolheu. Porém, para muito esse é apenas o começo de uma nova batalha: como conseguir o primeiro emprego na área?

Aqueles que estudam em instituições com maior renome, como é o caso da Unipar, saem na frente e podem ter vantagens na busca pela primeira vaga. Além disso, estudantes que realizam estágios durante a graduação também já chegam ao mercado de trabalho com mais experiência no currículo.

Está preparado para conquistar o seu primeiro emprego? Listamos aqui algumas dicas para você se dar bem e começar essa etapa da sua vida com o pé direito.

1. Amplie as suas opções

É comum que os recém-formados saiam da universidade com ideias fixas com relação a quais áreas pretendem trabalhar – e não há problema algum em correr atrás dos sonhos, sejam eles quais forem. Entretanto, nem sempre o mercado está aquecido a ponto de oferecer vagas suficientes para todos os profissionais.

Por essa razão, pensando em um primeiro emprego, amplie a sua lista de opções. Se for preciso, inicie em uma função que não seja exatamente aquela que você sonhou, mas que tenha relação com a sua formação. É mais fácil conseguir uma mudança de área estando dentro de uma empresa do que se aventurar em concorrências mais acirradas como um candidato externo.

2. Prepare-se para as entrevistas

Recém-formados se preocupam muito com as entrevistas de emprego. Como ainda não possuem experiência profissional, esse encontro com um gestor ou profissional de RH não será para debater sobre seu conhecimento, mas sim para entender quais são suas motivações e ambições.

Não tente parecer quem você não é. Mostre suas qualificações, mas também esteja apto a responder por quais motivos você gostaria de ter essa oportunidade. Estudar a empresa antes, compreender como ela funciona e entender de que maneira você pode contribuir para o sucesso da companhia são respostas que você deve ter antes de sair de casa.

3. Recorra à sua rede de contatos

É bem provável que a sua primeira oportunidade de trabalho não venha de uma vaga formal, anunciada em sites de emprego, mas sim de uma indicação de contatos da sua rede. Em universidades, é comum que professores atuem na área e indiquem os alunos para vagas em aberto.

Amplie a sua rede de relacionamentos e converse também com outros alunos. Participe de eventos e palestras do setor e acesse sites e fóruns especializados. Quanto mais você interagir com pessoas da sua área, maiores são as chances de ser lembrado assim que uma vaga surgir.

4. Ainda é tempo de aprender

Muitas vezes os recém-formados têm a ideia fixa de que precisam de um salário mais alto pelo simples fato de terem um diploma em mãos. De fato, uma vez formado você deve evitar trabalhar por um valor abaixo do piso da sua categoria (se houver), mas isso não significa que será fácil conseguir uma oportunidade.

Se a falta de experiência parecer um empecilho, considere aceitar uma vaga de estágio para ampliar seu conhecimento antes de insistir em um primeiro emprego. Algumas empresas podem ter demandas bastante específicas e urgentes e, por isso, darão preferência para candidatos com mais experiência mesmo em vagas para recém-formados.

5. Inscreva-se em programas de estágio e de trainees

Se você deseja trabalhar em uma empresa de grande porte, ser um recém-formado pode ser uma grande vantagem. Muitas companhias oferecem vagas em programas de estágio ou de trainees. Além de aprender mais sobre a sua área, adquirindo experiência, essa é uma oportunidade incrível de crescer na empresa rapidamente.

A principal vantagem desses programas é que a vontade de aprender é mais importante do que a experiência em si. Fique de olhos nos sites das companhias que você deseja trabalhar e se inscreva nos programas anuais de estágio. A concorrência pode ser alta, mas todos estarão em pé de igualdade, o que aumenta as suas chances.

Continuar estudando é sempre uma forma de aperfeiçoar o seu currículo. Por isso, emendar um curso de pós-graduação logo após sair da faculdade também é um fator positivo na busca por uma boa oportunidade no mercado de trabalho.

Você já conhece os cursos de Pós-Graduação EAD da Unipar? São 25 opções de especialização subdivididas em áreas como Educação, Gestão e Negócios, Meio Ambiente e Saúde. Acesse o site da Unipar e informe-se sobre as condições de matrícula.