Como promover um bom networking, com relevância e conveniência

Compartilhe

As relações interpessoais podem em determinados momentos transcender a esfera profissional, o que pode resultar numa má interpretação ao conceito do que o networking proporciona. 

Para que o networking funcione como esperado, é preciso ter alguns cuidados quanto ao procedimento de abordagem utilizado, bem como à manutenção do contato.

O que é esse tal networking?

Expandir a rede de contatos profissionais se faz fundamental para se tornar conhecido e mostrar sua capacidade, principalmente num cenário concorrido como os de hoje em dia. 

A internet possibilitou encontrar e manter contatos interessantes no campo profissional de uma forma mais rápida e facilitada, porém arriscada também. Portanto, alguns cuidados são imprescindíveis para que você colha benefícios e evite sair com “o filme queimado”.

Distribuir e buscar contatos sem critérios, pode prejudicar uma imagem construída. 

Nós, brasileiros temos em nosso favor a expansividade, e a interação é uma ação muito importante no mercado de trabalho. Porém, é preciso estabelecer limites, para que situações pessoais não sejam “assuntos” nas conversas de trabalho e nas relações que existem nesse ambiente. 

É preciso cuidar bem dos seus relacionamentos, mantendo contato, porém ciente de que os interesses são profissionais.

É importante termos em constante observação a conveniência dos assuntos tratados.

Sinceridade é outra característica fundamental para que seu networking seja proveitoso. Você nunca sabe quando poderá ter um contato em comum com a pessoa para a qual passar uma informação, por isso, sinceridade sempre. Mentiras não constroem nada. Além disso, nunca, jamais, fale mal de ninguém. Isso só prejudica sua imagem. Vale lembrar da “netiqueta”, regras de etiqueta na internet. Seja claro e transparente ao falar sobre seu currículo e suas habilidades.

A rede de contatos Linkedin® pode contribuir muito com suas relações pessoais. Uma seleção de contatos que sejam importantes pode ajudar nas interações pessoais selecione contatos que sejam realmente importantes para você. 

Manter a elegância e a etiqueta quando se faz o networking, com certeza só contribuirá para um crescimento profissional. 

Você já pensou em aperfeiçoar seu networking?

Independentemente da sua área de graduação, investir em você mesmo é sempre uma das melhores maneiras de construir uma carreira sólida e repleta de grandes oportunidades.

Na Unipar EAD são mais de 40 opções de graduação e 25 de pós-graduação, voltados para as mais diversas áreas do conhecimento. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *