A recomendação é para que as pessoas fiquem em casa e evitem o contato social, mas isso não significa deixar de lado a prática de exercícios físicos. Para aqueles que estavam acostumados a ir à academia ou se exercitar no parque todos os dias pode parecer monótono fazer atividades físicas em casa, mas é necessário.
A prática esportiva é uma das melhores maneiras de manter o condicionamento físico, espantar a preguiça e aliviar o estresse. Fazer exercícios libera uma substância chamada endorfina, que funciona como uma espécie de analgésico, amplificando a sensação de bem-estar e o humor.
A boa notícia é que mesmo em casa é possível se manter saudável e ativo. Vídeos no YouTube e lives de profissionais no Instagram são formas de acompanhar séries de exercícios e repeti-las sem precisar sair do quarto. Preparamos uma seleção de exercícios que podem auxiliá-lo a se manter em forma em casa, confira.
1. Polichinelo completo
Muito provavelmente você se lembra do polichinelo dos tempos de escola. Ele é um poderoso exercício para estimular os membros inferiores e superiores.
Em pé, una as pernas e estenda os braços ao lado do corpo e de um salto para cima. Ao fazer isso, afaste os pés e bata as mãos acima da cabeça. Ao voltar à posição inicial, faça um agachamento antes de repetir o movimento.
Faça três séries de 30 segundos, com descanso de 15 segundos entre cada uma delas.
2. Abdominal grupado
Esse exercício ajuda a fortalecer a região do abdômen e também os glúteos. Se o chão da sua residência for muito incômodo, recomendamos a utilização de um colchonete.
Sente-se no chão e apoie as mãos ao lado do corpo. Incline o tronco para trás e erga as pernas o máximo que puder. Depois, mova o tronco para frente e flexione os joelhos em direção ao peito.
3. Flexão de braços com o peito no chão
Fortalecer a musculatura dos braços e das costas é o objetivo da flexão de braços com o peito no chão. Trata-se de um exercício de execução simples e altamente efetivo.
Fique na posição de flexão de braços, com as mãos afastadas a uma distância pouco maior que a dos ombros. Flexione os cotovelos e desça devagar até que o peito encoste no chão. Mantenha-se nessa posição por três segundos e repita.
Faça três séries de 30 segundos, com descanso de 15 segundos entre cada uma delas.
4. Burpee
O burpee é um dos exercícios mais exigentes para se fazer em casa e, por isso mesmo, é também um dos mais eficientes. Não se assuste se você tiver dificuldades no começo, é perfeitamente normal.
Em pé, com as pernas afastadas para as laterais, flexione os joelhos e agache. Apoie as mãos no chão e jogue os pés para trás, até fica na posição inicial de flexão de braços. Ao retornar, dê um salto antes de voltar à posição inicial.
Faça três séries de 30 segundos, com descanso de 15 segundos entre cada uma delas.
5. Prancha
O objetivo do exercício de prancha é o fortalecimento do abdômen e das pernas. É recomendável utilizar um colchonete ou uma superfície macia para a execução.
Apoie os antebraços no chão, mantendo o cotovelo na altura dos ombros. Estique as pernas e mantenha-se nas pontas dos pés.
Sustente essa posição por 20 a 30 segundos (ou mais, se conseguir). Depois, descanse por 30 segundos e repita o exercício pelo menos cinco vezes.
…..
Você tem dado a devida atenção para a prática de atividades físicas durante a pandemia? Proporcionar maior qualidade de vida para todos é o objetivo dos profissionais de Educação Física. Esse curso de graduação também está disponível na modalidade EAD na Unipar. Conheça os diferenciais do curso de graduação Licenciatura em Educação Física.