Nossa sociedade vem sofrendo diversas transformações no desenvolvimento do trabalho ao longo dos anos, em todos os âmbitos. Hoje em dia, ter somente o conhecimento profissional adquirido ao longo dos anos de formação universitária não garante a colocação do profissional no mercado de trabalho.
O perfil comportamental do candidato, por vezes, é mais importante que seu perfil técnico, e desperta mais interesse nos recrutadores das empresas.
Para os especialistas em recrutamento, não é só mais um bom perfil técnico que é valorizado: saber lidar com situações de crise, ter boa comunicação com a equipe e ter comprometimento são características visadas pelas empresas, pois refletem diretamente nos resultados.
Separamos algumas habilidades que são mais valorizadas no mercado de trabalho. Confira:
1) Comunicação
Saber se comunicar é primordial para praticamente todo tipo de trabalho. E essa competência inclui saber se expressar, saber ouvir e usar até mesmo a linguagem corporal apropriada.
2) Trabalho em Equipe
Saber trabalhar em equipe é uma das principais competências procuradas pelas empresas. E isso significa não apenas ser cooperativo, mas também demonstrar habilidades de liderança quando necessário.
3) Resiliência
Profissionais que possuem preparo e maturidade emocional para superar adversidades sem desistir, enxergando oportunidades em momentos de crise, serão sempre mais disputados pelas empresas.
4) Comprometimento
Para o bom funcionamento dos processos, as empresas buscam profissionais que sejam capazes de assumir compromissos, entregando-os dentro do prazo estabelecido.
5) Senso de Urgência
Nos cenários mais difíceis, tudo parece ser urgente. Então, o profissional precisa ter senso de urgência para identificar as prioridades e tomar atitudes com agilidade, para que os processos não sejam comprometidos.
6) Pensamento Criativo
A capacidade de encontrar soluções ou alternativas para tudo é imensamente valorizada pelas empresas porque impulsiona a inovação e aumenta a eficiência.
7) Busca por Conhecimento
Profissionais que fogem da estagnação estão sempre em busca de desenvolvimento, e a zona de conforto não faz parte de sua natureza. Estes profissionais demonstram ambição por evolução, característica visada pelos recrutadores das empresas.