Prêmio Jabuti 2018: professor da Unipar EAD está entre os premiados

Compartilhe

Adalberto Ramón Valderrama Gerbasi, escritor e professor da Unipar EAD nos cursos de Matemática e Sistemas de Informação, teve seu livro “As Maravilhosas Utilidades da Geometria: da pré-história à era espacial” premiado na 60ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria Ensaios – Ciências.

Organizado anualmente pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) desde 1959, o Prêmio Jabuti é o mais tradicional e cobiçado prêmio literário do Brasil.

“É um livro muito completo, que demonstra as aplicações da geometria, explicando fenômenos da natureza e construções feitas pelo homem. Envolve áreas como antropologia, literatura, engenharias, arquitetura, biologia e computação.” comenta o professor Adalberto. A inspiração para escrever o livro surgiu ainda na juventude, quando indagou um professor sobre logaritmos e se decepcionou com a resposta. “Como sempre admirei a Matemática, fui em frente, estudando e pensando em algo que fosse um instrumento útil e interessante para estudantes e professores entenderem melhor sobre os princípios que regem o mundo”, conta.

A cerimônia de entrega da estatueta aconteceu em São Paulo no último dia 08 de novembro. As obras foram avaliadas por três jurados especialistas de cada categoria, indicados pelos leitores, mercado editorial e validados pelo Conselho Curador do Prêmio Jabuti.

Para Umuarama, ele também trouxe o troféu da ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias), ficando em 3º lugar na categoria Ciências Naturais e Matemáticas.

“Ainda não caiu a ficha”, diz brincando, mas com os olhos brilhando e o sorriso aberto. “Quando vi meu nome entre os finalistas, já fiquei muito feliz, imagine quando me chamaram, lá, na cerimônia, para subir ao palco?! Não tenho palavras para explicar tamanha emoção!”, orgulha-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *