Curso preparatório “Capacita CFC” auxilia acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unipar EAD no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade

No Brasil, para que os bacharéis em Ciências Contábeis estejam habilitados a exercer a profissão contábil, o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade do seu estado é indispensável. E o Exame de Suficiência, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), atualmente é a exigência para obtenção do registro profissional contábil.

O Exame de Suficiência Contábil foi criado em 1999, e o primeiro período de avaliações durou até o ano de 2004, ano que o exame foi suspenso. Entretanto, por meio da Lei 12.249/2010 e da Resolução CFC nº 1.301/2010, a obrigatoriedade do exame de suficiência foi reinstituída em 2010, agora amparada por lei específica. Desse modo, a aplicação das provas foi retomada, duas vezes ao ano, sendo exigido dos candidatos o percentual mínimo de acerto de cinquenta por certo para aprovação no exame.

Em 2018, a Primeira Edição do Exame foi realizada dia 17 de junho. A Segunda Edição será realizada dia 23 de setembro.

A prova, destinada apenas aos bacharéis em Ciências Contábeis, abrange as seguintes áreas de conhecimento: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Noções de Direito; Matemática Financeira e Estatística; e Língua Portuguesa.

Diante da relevância do exame para os futuros contadores, o curso de Ciências Contábeis da Unipar EAD oferece a todos os seus alunos de Ciências Contábeis o curso preparatório Capacita CFC.

O Curso de Capacitação para o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) – Capacita CFC, sob responsabilidade do Prof. Me. José Luiz Borsatto Junior, tem o objetivo de capacitar os acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, modalidades educação à distância e presencial, para a realização do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.

O Capacita CFC oferece aulas preparatórias que visam a resolução das questões de conteúdo específico do referido exame. O curso é estruturado com aulas conceituais sobre assuntos cobrados na prova, vinculando tais conceitos às questões resolvidas. Deste modo, o Capacita CFC vai além da preparação para a prova, pois aborda conteúdo pertinente para a prática profissional contábil, e a base conceitual garante aprendizado para além de uma única edição do Exame de Suficiência.

As questões serão abordadas em três vertentes principais:

1. Interpretação do conteúdo das questões;
  2. Vinculação do conteúdo das questões aos aspectos conceituais, normativos e práticos exigidos no Exame;
  3. Resolução das questões com base nos itens “1” e “2”.

Todas as aulas preparatórias e demais interações do projeto são disponibilizadas aos alunos do curso de Ciências Contábeis da UNIPAR EAD por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no espaço da Extensão On-Line.