Com o passar dos anos, acompanhamos a evolução e a consolidação da Educação a Distância no cenário educacional. A Unipar, acompanhando o crescimento constante das matrículas na modalidade EAD desde que começou a ofertá-la (em 2007), investe em ferramentas tecnológicas de alto nível, corpo docente e tutores qualificados e polos com modernas instalações, oferecendo credibilidade aos seus cursos, que alcançam a cada avaliação do MEC o reconhecimento com conceitos 4 e 5.

Continuar lendo

Ano após ano, vemos a Educação a Distância ganhar mais espaço no cenário educacional. A Unipar, acompanhando o crescimento constante das matrículas na modalidade EAD desde que começou a ofertá-la (em 2007), investe em ferramentas tecnológicas de alto nível, corpo docente e tutores qualificados e polos com modernas instalações, oferecendo credibilidade aos seus cursos, que alcançam a cada avaliação do MEC o reconhecimento com conceitos 4 e 5.

Continuar lendo

O gosto pela escrita é uma atividade comum para a maior parte dos estudantes que optaram por um curso universitário na área de ciências humanas. Entretanto, a prática é de extrema importância, tanto para o ambiente acadêmico como para o profissional, independentemente da área de trabalho.

Segundo a ciência, o gosto e a prática da escrita fazem com que as pessoas tornem-se cada vez mais inteligentes. Assim, confira por que isso acontece:

Continuar lendo

Os impactos da Educação são extensos e profundos. É através da Educação que obtemos os conhecimentos necessários para construir nossa vida profissional, e também nos ajuda a compreender melhor o mundo em que vivemos. O desenvolvimento de uma nação, seja ele social ou econômico, está diretamente relacionado à Educação.

Com o mercado aquecido e o aumento da necessidade de profissionais qualificados para lecionar em instituições públicas ou privadas, é comum que o licenciado em Letras acabe seguindo essa carreira. Hoje, você conhecerá algumas opções em campos de atuação que, mesmo que se aproximem da docência, são ótimas opções para você que não deseja atuar especificamente nas salas de aula. Confira!

Continuar lendo

A maioria dos profissionais que se forma no curso superior de Letras tem uma principal incumbência: ensinar a língua portuguesa – as regras, o uso prático e as principais obras – às crianças e adolescentes do Brasil. Parece ser uma verdade absoluta quando falamos sobre a profissão que o graduado em Letras irá seguir após a conclusão do curso, mas não é: Confira outras áreas de atuação que você poderá seguir quando concluir sua formação acadêmica em Letras.

Continuar lendo

Se você acha que com o curso de letras só forma professores, este post é pra você. Ao longo dos três anos de curso, o aluno desenvolve inúmeras habilidades que proporcionam seu ingresso em áreas de atuação diversas. Seguir a carreira de docente é a escolha mais comum do licenciado em Letras, mas você conhecerá agora algumas outras opções que não compreendem o ambiente escolar.

Tradução para legendagem de filmes: o aquecimento deste mercado é até recente e o profissional desta área atua de diversos modos. A principal requisição é a habilidade de manter o tom e o significado de cada discurso e sintetizar de forma simples, comunicando com o mínimo de ruídos possíveis. Você poderá trabalhar in-house (em casa), em agências de tradução, freelancer, direto com o cliente ou até em editoras.

Editoração: nesta área, você poderá trabalhar na preparação e seleção de textos para meios de comunicação. Desde o Novo Acordo Ortográfico, realizado em 2009, este mercado está bastante aquecido, pois está exigindo profissionais mais qualificados. Para quem focar em revisão de textos, foco em correção de erros ortográficos e gramaticais, adequação às normas editoriais, conferência e pesquisa de dados e eliminação de incoerências. Quem focar na parte de preparação de textos, atenção à padronização de referências, padronização do texto (maiúsculas e minúsculas, itálicos, etc.) e até reescrita de alguns trechos.

Pesquisas: o profissional de letras também pode seguir carreira acadêmica sem lecionar efetivamente realizando pesquisas em áreas como estudos literários. O profissional se concentrará em pesquisar, refletir e realizar críticas sobre vários gêneros a fim de elencar e estudar cada característica.

Estas foram algumas opções que você poderá seguir fora do meio escolar. Gostaram das dicas?