Veja 8 características que todo líder deve ter!

Compartilhe

Gerir recursos e pessoas com maestria é uma das qualidades profissionais necessárias a todo tipo de empresa. Quem cumpre esse papel deve ser capaz de motivar equipes e servir de exemplo para a aplicação de boas práticas. Em outras palavras, precisa apresentar algumas características de liderança.

Você conhece as principais? Antes de conferir, saiba que todas têm como objetivo aumentar o engajamento dos colaboradores na execução de diferentes atividades. Dessa forma, os resultados podem ser alcançados mais rápido e envolver maior qualidade, o que representa um grande diferencial.

Se você tem interesse em seguir o mesmo caminho dos líderes, o primeiro passo é compreender um pouco desse perfil para chegar ao mercado com mais preparo. As competências desejáveis servem para todo tipo de profissão que demande cargo de chefia ou processos de gestão.

Vamos às características? Acompanhe e veja em quais vale a pena investir!

1. Ser proativo

Pessoas com potencial para liderar costumam ter raciocínio rápido, mas é importante que as suas ações também acompanhem essa agilidade de pensamento. Sem proatividade isso fica difícil, concorda? Não é à toa que ela aparece entre as habilidades mais valorizadas em profissionais que atuam na linha de frente de um projeto.

Um indivíduo proativo consegue encontrar forças para atuar em diferentes momentos do dia, seja para propor ideias, seja para “colocar a mão na massa”. Dessa forma, é capaz de atingir suas metas com certa facilidade, já que a persistência tende a andar de mãos dadas com o interesse contínuo por melhorias.

2. Delegar tarefas

Pode parecer fácil apontar quais coisas devem ser feitas dentro de uma empresa. Porém, esse papel vai muito além de distribuir funções entre os colaboradores. É preciso todo um planejamento para delegar cada trabalho aos profissionais mais aptos a cumpri-los, visando a otimização de processos.

Pense, portanto, que olhar atento e conhecimento detalhado da própria equipe são características de liderança bastante comuns. Essa curiosidade pelo perfil de cada integrante do time permite ao gestor selecionar pessoas competentes em diferentes cenários. Inclusive, ajuda a identificar possíveis candidatos a receber um bônus ou uma promoção no trabalho.

3. Saber ouvir

Ainda que boa parte das decisões sejam tomadas pelas figuras de liderança, é importante avaliar as sugestões de diferentes colaboradores. Quando o grupo se dispõe a discutir ideias e trocar percepções acerca de determinado assunto, consegue acessar uma maior variedade de propostas.

Nesse exercício, é provável que muitas soluções apresentadas pela equipe nem tenham passado pela cabeça do gestor. E aí que ele se dá conta da importância de ouvir os demais e considerar cada opinião, por mais simples que pareça. Esse espírito colaborativo abre portas para novas possibilidades de fazer as coisas e promove sinergia no ambiente de trabalho.

4. Dar feedbacks

Muitas características de liderança estão interligadas. Saber ouvir, por exemplo, favorece a definição das habilidades que precisam ser mantidas ou aprimoradas pelos colaboradores. Isso porque possibilita ao gestor avaliar como cada profissional conduz suas tarefas e se relaciona com os colegas.

E o que um bom líder faz a partir da observação constante do desempenho de suas equipes? Elabora e fornece feedbacks construtivos. Por meio dessa prática, dá até para estimular o aprendizado contínuo dos perfis que compõem cada setor da empresa. Mesmo que envolva pontos negativos, o retorno em relação às condutas deve orientar os times para que sempre evoluam em seus cargos.

5. Demonstrar autoconfiança

Líderes costumam confiar bastante nas escolhas que fazem ao longo do dia. Isso não quer dizer que sejam arrogantes ou convencidos, apenas buscam agir com firmeza para evitar que pensamentos negativos prejudiquem seus projetos. Lembre-se de que é normal desanimar em alguns momentos, e ninguém está livre disso.

A diferença é que, ao ocupar a posição de gestor, o profissional vira uma referência importante para vários grupos. Logo, precisa tomar cuidado para que angústias e medos individuais sejam captados por seus liderados naqueles instantes de maior vulnerabilidade. Não significa esconder sentimentos, mas administrá-los adequadamente para que não interfiram nas decisões gerais.

6. Ter compromisso

O forte empenho para fazer as coisas darem certo está entre as características de liderança mais desejáveis. Afinal, se a figura tomada como exemplo não se preocupa em fazer sua parte, como esperar que os colaboradores permaneçam focados nos objetivos?

O compromisso com as atividades profissionais precisa ficar claro por meio de atitudes. Isso inclui cumprir prazos de entrega, respeitar os horários de trabalho e ser capaz de conciliar diferentes rotinas. Uma pessoa organizada em todos os aspectos pode se orgulhar do próprio perfil e destacar isso em um currículo atrativo, aumentando as chances de se tornar líder.

7. Zelar pelo bom clima organizacional

Antes de coordenar pessoas e encaminhar tarefas, o líder precisa gostar de trabalhar em equipe. Só assim poderá pensar no bem-estar de todo o grupo, tratando cada membro de forma igualitária e mirando na construção de um ambiente de trabalho agradável.

Quem se responsabiliza por guiar as ações de várias pessoas deve ter em mente que a satisfação geral é extremamente importante para obter bons resultados. Nesse sentido, precisa reconhecer práticas benéficas e sempre motivar as equipes a atuarem de modo colaborativo. Vale lembrar que profissionais felizes em suas posições tendem a se esforçar mais pelo fato de estarem confortáveis na empresa.

8. Dominar a comunicação

Pode ser desafiador dar conta de tantos pedidos e, ao mesmo tempo, delegar tarefas e avaliar o trabalho dos colaboradores. Isso fica mais fácil se o profissional responsável pela gestão tiver facilidade para se expressar e mediar discussões entre vários grupos.

Boa comunicação é outra habilidade valiosa entre as características de liderança. Com ela, é possível transmitir as mensagens certas e evitar interpretações erradas, o que poderia levar a conflitos internos ou externos. As empresas precisam de pessoas capacitadas a apresentar conceitos com clareza, falar em público e argumentar a favor de ideias específicas.

E aí, será que você tem o perfil para administrar tantos processos estratégicos de uma organização? Para começar a desenvolver as características de liderança, estude temas que envolvam empreendedorismo e negócios. A vantagem é que eles são abordados em cursos, podcasts e outros canais online.

Gostou do artigo ou ficou com alguma dúvida? Aproveite o espaço de comentários para expor suas ideias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *