Aprenda 7 dicas e técnicas para arrasar na apresentação em vídeo

Compartilhe

O uso frequente das telas na comunicação entre diversos grupos é resultado da transformação digital. Com a pandemia, essa tendência ganhou ainda mais força por permitir que as pessoas trocassem ideias sem sair de casa. Não é à toa que a apresentação em vídeo vem ganhando destaque.

Ela é empregada em vários espaços e serve para expor ideias em diferentes contextos, desde atividades da faculdade até discussões do trabalho. Dependendo do caso, o estudante ou profissional pode expor o conteúdo ao vivo ou gravá-lo para que seja consultado em um momento posterior.

Seja qual for a sua necessidade, é importante conhecer as técnicas e dicas que facilitam a produção do material. Reunimos algumas delas para ajudar você nessa missão.

1. Tenha domínio do assunto

Esse é o primeiro passo para mandar bem na apresentação em vídeo. Pense que ela funciona como qualquer palestra ou diálogo presencial, portanto, precisa estar bem embasada. Em outras palavras, desenvolva argumentos e demonstre domínio do assunto abordado.

Mesmo que já tenha um nível avançado de conhecimento do tema, faça umas leituras adicionais. Isso vai trazer novas percepções e favorecer a produção do roteiro. É interessante que você estude e anote as principais ideias, conceitos e demais itens relevantes antes de ligar a câmera.

Produza uma espécie de lista, seguindo uma ordem lógica e priorizando os pontos essenciais. Depois, você poderá usar esse documento como guia na hora de falar ou expor frases.

2. Conheça a sua audiência

Pensar no público que vai ouvir ou ler sua apresentação é fundamental para adequar o conteúdo ao perfil dessas pessoas. Esse exercício é ainda mais necessário no planejamento de atividades a distância, já que nem sempre você terá como visualizar os integrantes da audiência.

Algumas perguntas podem ajudar: para quem vou falar? Qual é a faixa etária predominante? Tem mais homens ou mulheres? São todos da mesma área? Qual é o grau de escolaridade médio do grupo? Quais discussões podem atrair a atenção da maioria?

Conhecer a plateia permite que você personalize o áudio ou os textos que exploram o tema central. Assim, consegue levantar reflexões que sejam do interesse do público.

3. Evite o excesso de recursos visuais

A apresentação em vídeo tem a vantagem de ser muito mais rica e dinâmica. Afinal, possibilita a inserção de animações e outros elementos que deixem o conteúdo interativo. O problema é que, quando usados em excesso, esses recursos visuais podem tornar o material cansativo.

Evite a poluição visual com mistura exagerada de efeitos e transições. Também procure equilibrar cores, símbolos, trechos com textos e filmagens, para não confundir a audiência. Se coloque no lugar dos ouvintes e faça uma análise crítica, tentando imaginar como será a reação deles.

Conforme a proposta, você pode aparecer no campo de gravação ou apenas trabalhar com vozes e imagens. Se ficar visível no enquadramento da câmera, deve posicionar o corpo ou a face com cuidado para não cobrir o conteúdo.

4. Treine para otimizar o tempo

Assim como o excesso de recursos, os longos períodos de apresentação podem ficar maçantes e fazer com que as pessoas se distraiam. Você não quer que isso aconteça, certo? A dica, portanto, é sempre definir um tempo limite para ter como base na gravação.

Se receber uma recomendação do professor ou de um superior da empresa, é importante que respeite a duração indicada por eles. E para garantir que você não vai economizar muito ou ultrapassar os minutos finais, nada melhor que treinar algumas vezes.

Pegue o roteiro e um cronômetro para controlar o tempo e comece a gravar. Depois, avalie o material e vá fazendo os ajustes necessários. Se ficou muito longo, verifique as frases ou efeitos que podem ser cortados. Se ficou curto, insira outros apontamentos que enriqueçam o conteúdo.

5. Verifique o ambiente

Essa dica é valiosa par quem pretende fazer apresentação em vídeo ao vivo. Isso porque, dependendo da data do evento, as condições de luz e o cenário podem não estar adequados. O responsável pela exposição deve chegar ao local um pouco antes e verificar o que aparece no enquadramento da câmera.

Vale a pena escolher um lugar tranquilo e silencioso. Se você tem um ambiente de estudo em casa, reserve o horário para usá-lo e informe as pessoas com as quais divide moradia. Isso vai ajudar a evitar sons indesejados e até interrupções durante a videoconferência.

6. Teste os equipamentos

Complementando a recomendação anterior, você precisa se certificar de que os sistemas e acessórios usados no momento da gravação estão funcionando. Isso inclui o microfone, a câmera e até a plataforma de teleconferência escolhida.

Também é crucial, no caso de transmissões ao vivo, testar a conexão com a internet. Você pode verificar a velocidade da rede por meio de ferramentas específicas. Se tiver tempo, inicie uma chamada com algum colega para descobrir se ainda necessita de ajustes relacionados a softwares e dispositivos.

No caso de materiais gravados para consulta posterior, o ideal é salvar em diferentes formatos, de modo que as pessoas não tenham dificuldade em acessar. Antes de publicar sua apresentação em vídeo, reproduza algumas vezes e revise com cuidado, observando as transições, a qualidade de áudio e outros detalhes da edição.

7. Use o storytelling

Essa é uma ótima técnica para se conectar com o público que você deseja atingir. Trata-se de um método usado em várias áreas, como marketing e publicidade. Ele consiste em contar histórias com o apoio de palavras e elementos audiovisuais.

A capacidade de se comunicar de diversas formas está entre as qualidades profissionais mais valorizadas. Então, por que não aproveitar a chance e treinar suas habilidades com o storytelling? Há várias formas de desenvolver um diálogo nesse formato, mas o maior segredo é adaptar a versão ao perfil do ouvinte.

Pode ter certeza de que essas dicas vão deixar a sua apresentação em vídeo impecável. Lembre-se de sempre cuidar da própria imagem nas interações que envolvem trocas com a audiência. O ideal se arrumar do modo que faria em um encontro presencial com as pessoas.

Ficou com alguma dúvida ou quer outros direcionamentos para alcançar bons resultados? Fale com nossa equipe pelo WhatsApp!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *