Entenda a importância da análise de dados para as empresas

Compartilhe

Já percebeu que o uso de ferramentas tecnológicas tem se tornado frequente nos mais variados setores da sociedade? É nesse sentido que trabalhar com tecnologia, sobretudo com a análise de dados, torna-se uma ótima ideia.

Como consequência da transformação digital, o uso de recursos digitais se intensificou e isso aumentou também a demanda no tratamento de grandes volumes de dados. É por isso que o mercado de trabalho está procurando cada vez mais profissionais com especialidade no ramo da tecnologia. Não é à toa que várias profissões da área são vistas como promissoras no futuro.

Se você ainda está em dúvida de qual faculdade fazer, por que não considerar essa área tão estimada? Aproveitando esse contexto, falaremos por que a análise de dados é tão importante para o mercado e quais são as principais vantagens de seguir carreira em Ciência de Dados. Confira!

Qual a importância da Ciência de Dados para as empresas?

Antes de entender a importância da Ciência de Dados para as empresas, vale a pena compreender do que se trata essa área. Data Science é a parte da tecnologia que estuda e trabalha com algoritmos para reconhecer padrões de dados e tratá-los da maneira mais conveniente para um negócio, de acordo com os objetivos traçados.

Até então, o Data Science era muito aproveitado na pesquisa acadêmica, devido à praticidade e a velocidade que processa dados para análise. No entanto, essa tendência também chegou ao mercado de trabalho, oferecendo vantagens aos negócios que adotam as técnicas da Ciência de Dados.

Por exemplo, no setor de Marketing, o comportamento do consumidor é o principal objetivo de estudo. Desse modo, o processamento de dados referentes ao número de compras, cliques em anúncios, preferência por produtos, entre outros temas se torna extremamente relevante para melhorar as estratégias adotadas por uma empresa.

Esse é apenas um exemplo, tendo em vista que a Ciência de Dados pode se expandir para os mais variados setores do mercado. É por isso que as possibilidades de trabalho para um profissional da área são imensas.

Para as empresas, as vantagens de contar com colaboradores qualificados em Data Science também são imensas. Afinal, por meio dessa técnica é possível:

  • prever tendências;
  • conhecer melhor o mercado em que atua;
  • tomar decisões com base em informações precisas;
  • detectar padrões;
  • corrigir erros;
  • entre vários outros benefícios.

Por que vale a pena fazer um curso de análise de dados?

Você já viu as vantagens que uma empresa tem ao contar com o trabalho de um cientista de dados. Agora, é hora de entender por que vale a pena se especializar nessa área. A seguir, confira os principais benefícios de seguir carreira em Data Science!

Oportunidades de emprego

Como visto, praticamente todos os setores do mercado estão se reinventando para se adaptarem às novas demandas da transformação digital. Desse modo, a análise de dados está presente nos mais variados ramos de trabalho, o que oferece a chance de trabalhar em várias áreas de atuação.

Isso aumenta a empregabilidade e permite ter contato com melhores oportunidades de emprego, principalmente se você apresenta diferenciais e boas qualidades profissionais.

Salários altos

Outro ponto que chama atenção na carreira como cientista de dados é a remuneração. Em média, o salário para um profissional da área é de R$ 6.144,00. No entanto, esse valor aumenta consideravelmente de acordo com o tempo de experiência, a empresa em que atua, a região e uma série de outros fatores.

Profissão do futuro

Além de contar com uma grande variedade de áreas para atuar, o que aumenta as oportunidades de emprego e experiência profissional, é preciso considerar que essa é uma profissão em crescimento.

Afinal, o desenvolvimento da área tecnológica depende da análise de dados. Sendo assim, essa é uma das profissões que mais se destacarão no futuro, com poucas chances de se tornar obsoleta nos próximos anos.

Esse é um aspecto importante para ter estabilidade profissional e ótimas oportunidades de crescimento. Sendo assim, é possível fazer um bom plano de carreira e desfrutar das vantagens de atuar nessa área por um longo tempo.

Como encontrar uma boa instituição de ensino para se especializar em Ciência de Dados?

Gostou das vantagens de carreira? Então, saiba que apostar em uma boa instituição de ensino dá a você a chance de aproveitar ainda mais os benefícios de atuar com Ciência de Dados.

A seguir, veja algumas dicas para encontrar um bom curso superior em Ciência de Dados!

Analise a grade curricular

O primeiro passo para saber se um curso é de qualidade é a análise da grade curricular. Conferir as disciplinas que você terá ao longo da graduação ajuda a estimar o quanto a faculdade pode contribuir para o seu futuro profissional.

Contar com uma grade curricular completa faz toda a diferença na sua formação profissional. Assim, você tem mais oportunidades de aprender novos conteúdos e de desenvolver habilidades fundamentais para se destacar no mercado.

Confira o corpo docente

Ter aulas com profissionais que entendem bastante do assunto também contribui muito para a sua carreira. Afinal, é possível ter contato com conteúdos atualizados, receber dicas para se destacar no mercado e ainda ter mais confiança na sua formação.

Saiba se a instituição é credenciada pelo MEC

Para saber se um curso é confiável, é importante conferir se a universidade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Isso significa que o MEC reconheceu o local como uma Instituição de Ensino Superior apta para oferecer graduações e pós-graduações.

Veja a opinião de alunos e ex-alunos

Os alunos e ex-alunos de um curso vão oferecer a você uma visão pessoal, que ajuda muito a entender como é a vivência de estudar em uma determinada instituição de ensino. Por esse motivo, vale muito a pena, sempre que surgir a oportunidade, conversar com quem já passou pela mesma experiência que você tem interesse.

Agora que você já conhece a importância da análise de dados para as empresas e os benefícios de trabalhar nessa área, que tal investir nos seus estudos para se especializar cada vez mais? Desse modo, é possível desfrutar das vantagens de carreira como cientista de dados e ter o tão sonhado sucesso profissional.

Gostou da ideia? Então, conheça mais sobre o curso tecnólogo em Ciência de Dados da Unipar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *