3 Dicas para iniciar no marketing digital da sua empresa

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Ao olharmos para a atual situação, percebemos como as pessoas e as empresas tiveram que se inovar rapidamente. Graças ao acesso à tecnologia e a Internet, foi possível conectar países, pessoas, marcas, consumidores… Toda uma sociedade. Mas como inovar o marketing pela inovação digital?

Você pode utilizar a internet para divulgar seus produtos, desenvolver um relacionamento mais íntimo com seus clientes e atingir mais pessoas. Para assim, são necessárias alguns direcionamentos iniciais que te ajudarão a melhorar o marketing digital da sua empresa. Confira nossas dicas:

1. Tenha um planejamento

As ideias não surgem do nada e é fundamental fazer uma análise da situação antes de colocar a mão na massa. É importante planejar antes de aplicar e promover a sua criatividade no meio digital.

Todas as ações surgem de um problema/oportunidade que a empresa pretende atuar. Por exemplo, não se cria uma ação de fidelização de clientes se o seu objetivo é atrair novos compradores.

Perceba que, em qualquer estudo de caso de sucesso, antes de haver incríveis estratégias de marketing, há sempre uma problemática que deve ser resolvida. Então, faça uma análise ambiental: perfil de clientes, concorrentes, mercado, economia, sazonalidade, etc.

2. Não é só rede social

Você deve ter se perguntado: qual é a melhor rede social para o meu negócio? E a resposta é: esteja nas redes sociais em que o seu cliente está

Então fica a dica: descubra qual delas seus clientes utilizam, talvez seja uma que você não conheça, mas precisará utilizar para interagir com seu público.

Boa parte dos empreendedores também acreditam que fazer marketing digital é criar um perfil no Facebook ou Instagram e começar a divulgar. Este é um grande erro. 

O Instagram, Youtube, Tiktok, Facebook, estre outros, são apenas algumas das redes sociais que a empresa pode usar. Mas são táticas que só contemplam a estratégia de mídias sociais, sendo que no total existem 8 estratégias de marketing digital:

– Marketing nas redes sociais

– Marketing viral

– E-mail Marketing

– Publicidade Online

– Marketing de conteúdo

– Pesquisa Online (SEO)

– Mobile Marketing

– Monitoramento

Ao longe de sua trajetória, procure estudar um pouco sobre as ferramentas do marketing digital e identificar aquelas outras que também se encaixam com o seu negócio.

3. Mensure 

Só há um jeito de descobrir qual é a melhor estratégia para o marketing digital, é medindo o retorno de suas ações. Você só poderá descobrir o resultado a partir de NÚMEROS (seja de vendas, ticket médio, prospecções, comentários, visitas no site, etc.). É apenas assim que irá ver o marketing digital como investimento, não como gasto. 

Mas é importante não se prender aos indicadores de vaidade (como “número de seguidores”, “curtidas”, etc.). Claro, a menos que esse seja o objetivo da campanha! Portanto, é importante saber escolher os indicadores a que deverão mensurados. 

A partir destas três dicas para começar o marketing digital, é possível perceber a importância do meio para a empresa, não apenas como uma tarefa simples e pontual, é preciso desenvolver um planejamento, executá-lo a partir de estratégias pré-estabelecidas e sempre mensurar os retornos.

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