Confira 5 cursos para quem quer trabalhar com vendas

cursos-para-quem-quer-trabalhar-com-vendas

O setor de vendas é um dos mais promissores do país, tendo uma alta demanda de colaboradores para esse setor. Esse segmento vai além de apenas vender produtos e serviços, tendo os profissionais dessa área como responsáveis por entrada e saída de mercadorias, demonstração de produtos, relatórios de vendas, pesquisa de preços e de concorrência, entre muitas outras funções.

Sabendo de todas essas possibilidades, é necessário que os vendedores desenvolvam habilidades de modo que se adaptem as necessidades que o mercado solicita, como excelente comunicação, dinamismo, flexibilidade, credibilidade e confiança para lidar com o público. Isso permitirá que o vendedor explique aos seus clientes sobre a necessidade do consumo de seus produtos e serviços.

Apesar da complexibilidade, as vagas de vendedores não exigem ensino superior, entretanto, ao dispor de uma graduação você poderá ocupar cargos mais altos e com melhores salários. Isso se deve ao fato de o período acadêmico proporcionar uma maior bagagem teórica, além do desenvolvimento de técnicas específicas desse meio.

Atualmente há algumas graduações que poderão preparar o profissional de vendas para o mercado, então separamos algumas para você conhecer e saber qual caminho seguir.

Gestão comercial

O tecnólogo em gestão comercial forma profissionais capazes de planejar a venda de produtos e serviços analisando todo seu contexto, focando na rentabilidade da empresa. Além disso, esse gestor é capaz de elaborar análises comerciais, delimitando demandas e oportunidades do mercado.

Com a formação em gestão comercial o colaborador também gerenciará equipes e definirá estratégias de venda, como determinar preço e nicho de mercado que irá atuar, estudando questões de viabilidade econômica, financeira e tributária.

Como é um curso do eixo de gestão e negócios, o graduado nesta área poderá até mesmo ocupar cargos altos como diretor ou gerente comercial.

Marketing

Um dos principais cursos da área comercial é o de marketing, tendo opções de formação como tecnólogo e graduação. Indiferente da forma cursada, esse profissional será instruído para se tornar administradores de negócios focados diretamente na ampliação de vendas, além da criação de estratégias de mercado.

Entretanto, as duas modalidades têm suas diferenças. Enquanto o tecnólogo tem enfoque mais específicos em disciplinas de marketing e gestão, além da duração de dois anos, a graduação tem o dobro de duração e um conhecimento amplificado, alcançando inclusive disciplinas específicas como economia, sociologia e estatística.

O estudante que buscar se formar nesse setor irá aderir conhecimentos de como planejar, executar e avaliar pesquisas que envolvem toda a cadeia de mercado, como concorrência, preço, nicho de atuação, público-alvo, entre outros pontos importantes. É também função do profissional de marketing lidar com planejamento estratégico em relação a comunicação da marca com os consumidores, utilizando dos diversos canais para promover vendas e conversar com seu público.

Administração

A área de administração permite que o formado se estabeleça em inúmeros setores dentro de uma empresa, sendo um deles o de vendas. Como o nome já sugere, esse profissional poderá administrar setores que lidam com a maximização de lucros e redução de custos.

Para alcançar tal objetivo esse colaborador gerenciará recursos humanos, materiais e financeiros da organização, elaborando estratégias específicas que trarão o melhor resultado para a companhia.

Comércio exterior

Já pensou em realizar compras para sua empresa a nível internacional? Essa é a principal função do graduado em comércio exterior. É essa formação que capacita o profissional a planejar e gerenciar todas as operações que envolvem o comércio exterior, ou seja, transações cambiais, despachos, legislações aduaneiras, transações financeiras, exportação, importação e muitas outras funções.

Essa formação tem duas categorias, a de bacharelado e a de tecnólogo. Ambas as formações têm como foco desenvolver habilidades de negociação e execução de operações que envolvem todo o processo de importação e exportação, além de realizar pesquisas de mercado, definir estratégias, identificar oportunidades de mercado e coordenar todo o sistema logístico.

Publicidade e propaganda

Como profissão diretamente ligada ao marketing, a publicidade e propaganda é outra qualificação ideal para quem quer se especializar no mercado de vendas. Durante os quatro anos de formação o estudante publicitário é capacitado para atuar tanto na área comunicacional, quanto na mercadológica das empresas.

O publicitário estará apto a trabalhar em processos de planejamento, criação, produção e distribuição de produtos, além da comunicação publicitária e institucional para divulgação de produtos e serviços.

Essa área permite lidar com vendas de produtos, realizando campanhas publicitárias e planejando como vender, os locais que disponibilizará o produto, quais os possíveis clientes e como chegar nesse pessoal por meio da comunicação.

……

A área de vendas é bem ampla e várias graduações preparam o profissional para esse mercado. Escolha qual delas é ideal para você e comece sua carreira com a Unipar!