Indo na contramão das principais áreas movidas pela tecnologia, o futuro do marketing digital não está na automatização de processos que passarão a ser realizados por robôs e dispositivos inteligentes. Esse setor peca cada vez mais pela humanização em seu processo, aproximando o cliente e fazendo ele se sentir parte daquele universo de forma natural, como uma família real.
Isso não significa que a máquina será dispensável, mas sim utilizada em conjunto ao toque humano, proporcionando que essa união se torne uma forte tendência de sucesso quando tratamos de estratégias digitais. Esse comportamento já é visto atualmente, principalmente quando observamos como as principais empresas do mercado lidam com seus clientes, de forma automatizada, porém, humanizada. Esse auxílio da tecnologia é proporcionado por sistemas de inteligência artificial, que ao gerir trechos de conteúdos, disponibilizam lacunas para que sejam preenchidas por meio da interação humana.
Esse tipo de gestão é um dos principais artifícios do marketing digital atualmente, entretanto, para ter sucesso nesse meio é preciso acompanhar as novidades e tendências desse mercado que se modifica diariamente. Os próximos anos trarão importantes novidades para esse setor, principalmente com o avanço constante da tecnologia, trazendo benefícios e inúmeras possibilidades de reinvenção do marketing digital.
Pensando no que pode vir para o futuro, separamos algumas das principais tendências do setor para 2022.
A era dos chatbots
A tecnologia dos chatbots já existem há um bom tempo, entretanto eram poucos os lugares que utilizavam esse mecanismo de forma rotineira e efetiva. Entretanto, os chatbots vem se desenvolvendo ao passar do tempo, ganhando popularidade e se integrando cada vez mais sutilmente na sociedade.
Atualmente presenciamos esse tipo de interação em diversos setores, como em serviços bancários, de atendimento ao cliente, em aplicativos e guichês de hospitais e unidades de saúde, além de escolas e outros segmentos.
Esse tipo de mecanismo está cada vez mais inteligente, deixando de lado aquele antigo sistema robotizado e dando espaço para uma inteligência artificial capaz de interpretar uma gama de comandos e opções. Isso possibilitou que não fosse necessário mais um envolvimento humano durante o processo de interação do cliente com o chatbot da empresa, automatizando o serviço e proporcionando uma ótima experiência ao usuário.
Com essa tecnologia, sistemas como a assistente virtual Bia, do banco Bradesco, pode solucionar diversos tipos de dúvidas dos usuários do banco sem ter a necessidade dessa pessoa entrar em contato com um atendente real via telefone ou encarar filas na agência bancária.
Marketing crossmedia e transmedia
Uma das tendências do marketing para o ano de 2022 é uma rede de canais de divulgação com o objetivo de alcançar o cliente no máximo de plataformas possíveis. Esse método pode ser executado por meio de crossmedia ou transmedia, ou seja, veiculando a mesmo conteúdo em todos os canais (crossmedia) ou adaptando os materiais e divulgando distintos fragmentos de um todo em cada uma das redes, proporcionando que o usuário tenha experiências diferentes conforme a mídia utilizada (transmedia).
Esse tipo de interação é planejada após análise de informações como público-alvo, tendências comunicações, entre outros mecanismos que permitem que a empresa direcione a mensagem de forma adequada ao público consumidor de cada tipo de mídia específica. Entre os meios de transmissão temos e-mail, redes sociais, telemarketing, conteúdos indoor e outdoor, além de novas tecnologias como a realidade aumentada ou virtual.
Estratégias de otimização para sites de comércios eletrônicos
A metodologia de otimização do comércio eletrônico visa maximizar a taxa de conversão positiva de clientes em potencial por meio de uma experiência mais completa e satisfatória durante a navegação no e-commerce. Referências desse setor estimam-se que, ao realizar a otimização de um site, é possível alcançar um aumento de vendas de até 33%.
Para que esse método seja implementado, o primeiro passo é fazer uma análise completa do site da empresa. É necessário que esse diagnóstico identifique os pontos em que o site deixa de oferecer o necessário para uma boa interação do cliente, possibilitando que essas falhas sejam consertadas e a navegação se torne ideal. Esse tipo de análise pode ser feita avaliando os principais dados de navegação, como quanto tempo o cliente leva até finalizar a compra, quais caminhos costuma percorrer, quantos cliques são necessários para encontrar algo, entre outras informações.
A otimização de um site de comércio eletrônico pode ser realizada aperfeiçoando diversos pontos, como a pesquisa de palavras-chave, otimização de páginas do produto e de categoria, além do conteúdo promocional divulgado em campanhas publicitárias. Por meio do diagnóstico é possível identificar qual otimização será a ideal para cada tipo de cliente.
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