A importância dos estágios no curso de licenciatura em matemática

As formações em graduação nas licenciaturas ligadas a educação possuem uma semelhança entre elas, os estágios supervisionados. Sabe-se que este é um importante componente curricular para os alunos, pois por meio deles é possível que o acadêmico tenha a experiência da docência,

O estágio é um laboratório pelo qual o aluno deve passar e aplicar por meio de metodologias, os conceitos e práticas que foram adquiridos na graduação. Os cursos de graduação em licenciatura em Matemática possuem as práticas de estágio como um de seus alicerces dentro de seus componentes curriculares, dando a real importância que tais componentes merecem.

Eles cumprem seu papel solicitado dentro das diretrizes nacionais da educação, abrangendo a educação fundamental e ensino médio. Alguns contemplam áreas como a computação, permitindo o acadêmico ter uma experiência inovadora com as tecnologias aplicadas ao ensino dos conteúdos matemáticos.

Uma boa preparação do acadêmico para as práticas de estágio é crucial para o seu bom desempenho, mas também é importante ressaltar que alguns percalços podem acontecer. E isto é muito normal, é nesse momento que erros podem ser corrigidos, e novos aprendizados são exercidos.

Portanto o ponto mais importante é aproveitar essa fase dos estágios para torná-la um aprendizado que se leve para toda a carreira.

Por meio do projeto de extensão PROFISSÃO EM DEBATE, o Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNIPAR EAD, coordenado pelo Professor Ms. Cleber de Souza Relli, visando promover conhecimento cada vez mais objetivo, realizou uma entrevista com os Professores Jose Ademir e a Professora Bernardete Modzinski, onde discutiram de maneira muito clara sobre importantes temas relacionados aos estágios curriculares nos cursos de licenciatura em Matemática.

Confira o bate papo abaixo: