Por que uma marca pessoal importa e como construir a sua virtualmente?

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Como as pessoas enxergam você profissionalmente hoje e como você gostaria que elas o enxergassem daqui a 10 anos? Nem todos têm a resposta na ponta da língua para essa pergunta, mas certamente aqueles que refletem sobre isso têm maiores chances de alcançar seus objetivos.

Assim como uma empresa ou uma marca tem um estilo próprio e transmite valores a partir de suas ações, assim somos nós no dia a dia. Cuidar do marketing pessoal é estar atento à maneira como nossos amigos, colegas de trabalho e contatos comerciais nos percebem em relação ao mundo. 

A construção de uma marca pessoal não se dá da noite para o dia. E mais: não estar atento aos impactos que suas ações têm em seu personal branding pode ser fatal para que a sua imagem fique comprometida. Vamos entender um pouco mais sobre como construir a sua imagem virtual?

Antes de tudo: como você quer ser percebido?

O primeiro passo para construir uma imagem virtual é definir qual será essa imagem. Se você quer se tornar uma referência em gastronomia, por exemplo, é natural que a maioria de suas postagens nas redes sociais tenham relação com esse tema. Mostrar suas criações ou mesmo compartilhar novidades do mercado faz com que seus seguidores passem a associá-lo a um determinado assunto.

Pense na sua lista de amigos hoje e tente associar a eles a primeira informação que vier à sua mente. Você verá que no caso de certas pessoas fica fácil compreender quais são os gostos pessoais delas e quais são os assuntos sobre os quais elas mais entendem. Você deve ter um amigo “apaixonado por carros”, alguém que compartilha frases motivacionais ou mesmo uma pessoa que dá dicas de nutrição e saúde entre os seus contatos.

Trabalhando na construção da imagem

A partir do momento que você sabe como quer ser visto pelo mercado, é hora de começar a trabalhar na construção dessa imagem. Se você quer ser percebido como um bom profissional de contabilidade, postar dicas sobre processos gerenciais, notícias sobre alterações na legislação ou mesmo alertas de prazos de entrega de documentos é um bom caminho.

Com o passar do tempo, as pessoas passarão a associar o seu nome a um tema específico. “O João sempre posta coisas de contabilidade, se eu tiver dúvidas vou perguntar para ele” – é esse tipo de reação que você provocará nos seus seguidores. É claro, isso não acontecerá da noite para o dia, por isso é preciso trabalhar a sua imagem nesse sentido.

Etiqueta social: o que não fazer

As redes sociais são um espaço de livre expressão do pensamento e você tem o direito de se manifestar em seus canais da maneira que bem entender. Porém, se o seu objetivo é construir uma marca pessoal, certos comportamentos devem ser evitados. Se manifestar de forma ofensiva, a quem quer que seja, é algo que depõe contra a sua imagem.

Certos tipos de brincadeira podem ser compreendidas pelos seus amigos, mas seguidores que não convivem com você no dia a dia poderão fazer um mau julgamento das suas ações. Quando se trata de marketing pessoal, é preciso ir além e tentar sempre se colocar no lugar do público. A maioria das pessoas entenderá a sua mensagem? Se a resposta for negativa, então repense se vale mesmo a pena postar e comprometer a imagem que você está criando.

Abrace o networking

Além do conteúdo que você propaga virtualmente, um profissional com uma marca pessoal estabelecida é aquele que tem muitos contatos dentro de uma determinada área: é o chamado networking. Isso significa que você deve participar de eventos, palestras, fóruns de discussão e o que mais for possível, mas sempre se apresentando e se posicionando de forma condizente com a sua marca.

Conhecer pessoas dos mais diferentes níveis é essencial para uma carreira bem-sucedida. Muitas das oportunidades que teremos na vida surgirão a partir de contatos próximos. Portanto, cultivá-los e mantê-los sempre bem informados é essencial para que você tenha mais chances de progredir dentro da sua profissão.

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Você já pensou em trabalhar a sua imagem pessoal? A UNIPAR EAD oferece o curso online e gratuito O Poder da Imagem Pessoal. Nele você aprenderá técnicas para tornar mais eficiente a sua comunicação e aprimorar a maneira como as pessoas o reconhecem, a partir da imagem profissional que você deseja transmitir.

Independentemente da sua área de graduação, investir em você mesmo é sempre uma das melhores maneiras de construir uma carreira sólida e repleta de grandes oportunidades.

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