Rodada de negócios aproxima empresários dos acadêmicos da UNIPAR EAD e UEM: confira detalhes de como foi o evento

Tendo como objetivo alavancar o desenvolvimento local do comércio e a formação de profissionais capacitados e experientes para o mercado de trabalho, o Conselho do Jovem Empresário (CONJOVE) propõe um evento no formato de rodada de negócios para disseminar esses serviços e as instituições que os oferecem para a comunidade.

Os projetos de extensão da UNIPAR EAD e as empresas juniores da UEM reúnem alunos interessados em pôr em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula para ofertar à população uma alternativa em serviços e projetos, dando experiência prática ao corpo discente e vivência ao mesmo no mercado de trabalho.

Tais entidades acadêmicas operam no mercado como empresas, fornecendo um serviço ou uma solução para a população, cobrando seu preço. Apesar de não possuírem fins lucrativos, essas entidades não trabalham de maneira filantrópica, uma vez que também tem seus custos e compromissos para honrar.

CONJOVE

O Conselho do Jovem Empresário (CONJOVE) é um órgão filiado à Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU), que tem por objetivo dar voz e ação aos jovens empreendedores da cidade, utilizar suas capacidades e proatividade para buscar soluções inovadoras para os problemas enfrentados pela iniciativa privada local.

Tendo como um dos problemas do mercado de trabalho local a falta de mão de obra capacitada e experiente, o CONJOVE busca uma solução para tal de modo a engajar e alavancar as atividades de entidades que também buscam a capacitação de futuros profissionais, os projetos de extensão e as empresas juniores.

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o CONJOVE optou por realizar uma rodada de negócios que tenha por fim a exposição dos serviços prestados pelas entidades de capacitação de alunos universitários.

Evento

Para fazer a divulgação dos serviços prestados pelas entidades de capacitação do alunato, o modelo de rodada de negócios foi escolhido devido ao seu formato livre e objetivo de unir os lados de compra (população local) e venda (projetos de extensão e empresas juniores).

A rodada de negócios amplia o leque de fornecedores e clientes de ambas as partes envolvidas, aproxima as entidades de potenciais clientes, promove parceria por meio de networking e dá a possibilidade do participantes escolher com qual entidade prefere negociar, tornando o encontro objetivo e ampliando as possibilidades de fechamento de negócios.

O evento foi dividido em três etapas: introdução, apresentação das entidades e o momento para negociação. Entidades estudantis da UNIPAR (dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Comunicação Social) e da UEM (dos cursos de Engenharia Civil, Agronomia, Engenharia de Alimentos) se reuniram durante a manhã do dia 21 de novembro para aprofundarem seu contato. A localidade escolhida foi o SEBRAE de Umuarama.