Ingressar na carreira certa não costuma ser uma tarefa muito fácil. É necessário levar uma série de prós e contras em consideração. Nesse momento, é importante fazer uma autoanálise pensando qual seria o ambiente de trabalho mais adequado e os tipos de atividades que mais trariam satisfação no futuro.

Foi pensando nisso que selecionamos 4 dicas para escolher a profissão que mais se ajusta ao seu próprio perfil. Confira a seguir e comece a refletir sobre o seu futuro!

Continuar lendo

Se você acha que com o curso de letras só forma professores, este post é pra você. Ao longo dos três anos de curso, o aluno desenvolve inúmeras habilidades que proporcionam seu ingresso em áreas de atuação diversas. Seguir a carreira de docente é a escolha mais comum do licenciado em Letras, mas você conhecerá agora algumas outras opções que não compreendem o ambiente escolar.

Tradução para legendagem de filmes: o aquecimento deste mercado é até recente e o profissional desta área atua de diversos modos. A principal requisição é a habilidade de manter o tom e o significado de cada discurso e sintetizar de forma simples, comunicando com o mínimo de ruídos possíveis. Você poderá trabalhar in-house (em casa), em agências de tradução, freelancer, direto com o cliente ou até em editoras.

Editoração: nesta área, você poderá trabalhar na preparação e seleção de textos para meios de comunicação. Desde o Novo Acordo Ortográfico, realizado em 2009, este mercado está bastante aquecido, pois está exigindo profissionais mais qualificados. Para quem focar em revisão de textos, foco em correção de erros ortográficos e gramaticais, adequação às normas editoriais, conferência e pesquisa de dados e eliminação de incoerências. Quem focar na parte de preparação de textos, atenção à padronização de referências, padronização do texto (maiúsculas e minúsculas, itálicos, etc.) e até reescrita de alguns trechos.

Pesquisas: o profissional de letras também pode seguir carreira acadêmica sem lecionar efetivamente realizando pesquisas em áreas como estudos literários. O profissional se concentrará em pesquisar, refletir e realizar críticas sobre vários gêneros a fim de elencar e estudar cada característica.

Estas foram algumas opções que você poderá seguir fora do meio escolar. Gostaram das dicas?