Existem diferenças entre o diploma de um curso concluído presencialmente ou a distância?

Compartilhe

Imagine você, estudante, encontrando o curso dos seus sonhos em uma Universidade de Verdade, mas o curso é ofertado na modalidade de Educação a Distância. Mesmo com todos os diferenciais e vantagens que a modalidade oferece, é no momento da decisão que a dúvida crucial sempre surge: “será que meu diploma vai ser aceito no mercado de trabalho?”.

Os cursos ofertados pela modalidade de EAD oferecem mais flexibilidade e mobilidade ao estudante – o que justifica sua popularidade no mercado educacional nos últimos anos.

Mas afinal de contas, existem diferenças entre o diploma EAD e o presencial? O que a legislação brasileira diz sobre o assunto? Continue lendo o artigo e confira a resposta abaixo:

O credenciamento da IES é obrigatório

Para existir de forma legal, ofertando cursos e emitindo diplomas válidos em todo o território nacional, a Instituição de Ensino Superior deve primeiro ser credenciada pelo MEC. Para ter certeza que a IES onde você quer se matricular é credenciada e pode emitir diplomas válidos, acesse o site do e-MEC, utilizando o formulário disponível para pesquisar a instituição desejada.

O diploma EAD tem a mesma validade do diploma presencial?

Sim, ele tem! A partir da regulamentação da Educação a Distância através do art.80 da Lei 9.394, de 1996 (Lei das Diretrizes e Bases), não há diferença nos diplomas emitidos pelos cursos presenciais ou a distância. Ambos têm a mesma validade para comprovação de título. Além disso, de acordo com o art. 100 do decreto nº 9.235, de dezembro de 2017, no diploma não consta a informação sobre qual foi a modalidade em que o curso foi concluído, por isso não é necessário ter receio quanto a aprovação do mercado pelo título. Hoje, a Educação a Distância no Brasil é regulamentada pelo decreto nº 9.057, de maio de 2017.

Conclusão

A principal diferença entre as duas modalidades é o perfil do aluno: cada modalidade tem as suas vantagens e são indicadas para tipos diferentes de estudantes. Os cursos de EAD dão mais flexibilidade e mobilidade ao estudante, enquanto a modalidade presencial oferece uma vivência acadêmica mais imersiva. Por isso, é preciso avaliar os seus hábitos antes de decidir em qual modalidade ingressar.

A Unipar é uma Universidade de verdade com mais de 45 anos de tradição no Ensino Superior, que se destaca pela excelência em qualidade de ensino, a capacitação e experiência do corpo docente e pela sua estrutura física. Opte por estudar em uma Universidade de Verdade e faça já sua inscrição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *