Posso fazer estágio durante a minha Pós-Graduação?

Sim, você pode! Um fato desconhecido pela maioria dos estudantes universitários é a possibilidade de ingressar em um estágio durante a Pós-Graduação.

É comum acharmos que os estágios são direcionados apenas para alunos do Ensino Médio, de cursos técnicos e de graduação. Todavia, os estágios são permitidos por lei para a pós-graduação também, já que, pelos dispositivos legais, ela integra o Ensino Superior.

O desconhecimento sobre o assunto existe tanto por parte de estudantes quanto de empresas, fato que contribui para uma baixa oferta de vagas destinadas a este público, pois é comum que as organizações parceiras das Instituições de Ensino Superior solicitem apenas estágios de graduação.

Para se ter uma ideia, até mesmo as regras são iguais: carga horária de até seis horas diárias, com tempo máximo de estágio de dois anos em uma mesma empresa.

Hoje em dia, o estudante de pós-graduação não possui tanta bagagem e vivência na área em que se graduou. Geralmente eles são recém-formados e a maior parte nem está ainda no mercado de trabalho. Ingressam na pós justamente para adquirir mais conhecimentos sobre um segmento específico e fazer networking. E é nessa situação em que o estágio pode ser uma ótima opção para quem deseja complementar a bagagem profissional.

Entretanto, é preciso levar em conta que fazer um estágio como pós-graduando, na maior parte das vezes, representa abrir mão de salários maiores. Exige sacrifício financeiro. Neste caso em específico, a pessoa já formada faz isso pensando a longo prazo. Ela até pode ganhar menos durante um período, mas está em busca de dar uma direção à carreira, aprimorar o currículo com outras experiências para, depois, ir atrás de novas oportunidades profissionais e melhores salários.

É importante se informar com a Instituição de Ensino Superior sobre as oportunidades de estágio disponíveis para a sua área de atuação. Dessa forma, você incrementa seu currículo e também sua experiência na área. Experiência nunca é demais quando o assunto é mercado de trabalho, portanto fique ligado!

1. Boa tarde.
    Gostaria de saber se a Unipar possui alguma opção de pós-graduação na área jurídica em cuja grade curricular esteja prevista a necessidade de estágio.
    Grata

2. Ola boa noite,estudo ma faculdade da cidade de salvador o curso de pos graduação em pisicologia organacional , posso fazer estagio entraves dessa instituição?