Pedagogia: uma profissão importante para o nosso futuro.

pedagogia

É impossível pensar na formação de uma sociedade sem falar em educação. O conceito da educação de alta qualidade, desde a formação inicial até a idade adulta, já é a premissa básica do planejamento de todas as nações ao redor do mundo.

Porém, como trabalhar a educação de forma eficaz envolvendo recursos governamentais, sistemas de educação, conteúdo didático, professores e alunos? É aí que entra em cena o papel do profissional de Pedagogia.

A importância da tarefa pode soar um pouco assustadora, mas na verdade é fascinante. Tanto é que é comum no meio acadêmico um pedagogo dizer que aceitou um desafio e não um mero emprego. A importância desta profissão, suas relações com as partes citadas acima e – principalmente – seus efeitos ao longo dos anos são gratificantes.

Pedagogia: aspectos e características da profissão

A Pedagogia é uma ciência fundamental para o desenvolvimento social e a formação de uma sociedade livre, consciente e crítica.

Ser pedagogo é atuar diretamente na construção de um futuro melhor para o país, influenciando diretamente na forma como os educandos percebem o mundo e também auxiliando na formação de cidadãos conscientes do seu papel transformador da realidade social e política da nação.

O pedagogo pode atuar em diversas áreas de uma instituição, desde a administração de recursos e materiais ao quadro de docentes do Ensino Fundamental. Além disso, atua diretamente no desenvolvimento de projetos educacionais e de materiais didáticos específicos.

Entre as disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia da Unipar EAD estão Sociologia, Didática, Políticas Educacionais, Psicologia da Educação, Filosofia, Gestão Educacional, Tecnologias Educacionais, Psicopedagogia, Educação de Jovens e Adultos e muitas outras.

Áreas de atuação do pedagogo

Quando falamos em Pedagogia, a maioria das pessoas associa a profissão com escolas e crianças. De fato, esse campo é o mais vasto para atuação dos profissionais da área, mas está longe de ser o único. Desde empresas, passando por hospitais e editoras, são muitos os campos que oferecem oportunidade de trabalho para os pedagogos.

Comecemos pelos materiais de estudo. Livros e apostilas que as crianças recebem em sala de aula, mais do que transmitir conteúdo precisam fazer isso de uma forma acessível. Esse princípio também se aplica a materiais online, como e-books, vídeos ou podcasts. Todos eles passam pela avaliação de pedagogos, para que possam chegar às mãos dos alunos da maneira mais didática possível.

Em hospitais, os pedagogos são responsáveis pelo acompanhamento educacional de crianças e adolescentes hospitalizados. Infelizmente, algumas crianças ficam muito tempo afastadas das aulas em razão de doenças. Mesmo a distância, é importante que elas se mantenham familiarizadas com aquilo que se passa nas aulas, podendo acompanhar posteriormente os colegas da mesma faixa etária.

Já nas empresas, o papel do pedagogo é o de buscar meios para que os colaboradores consigam absorver as informações necessárias para desempenhar suas funções. Em áreas muito técnicas, a falta de materiais adequados ou de uma didática eficiente pode retardar o desenvolvimento. A aplicação de técnicas de aprendizagem adequadas reduz o tempo dispendido e aumenta a produtividade.

Além disso, é claro, há a atuação direta nas escolas, universidades e demais instituições de ensino. Nesse caso, o pedagogo pode atuar tanto como professor, seja de crianças ou de jovens e adultos, ou como gestor, desenvolvendo políticas educacionais em setores administrativos.

Pedagogia: a profissão do futuro

Se levarmos em consideração que a educação está em constante transformação e em razão dos avanços da tecnologia esse processo se intensificou ainda mais nos últimos anos, não resta dúvidas que há um leque cada vez maior de oportunidades para os licenciados nesta área.

A expansão do EAD no Brasil, que hoje já reúne um número equivalente de alunos se comparado ao ensino presencial, é outro aspecto que vem contribuindo para o crescimento no número de oportunidades. Por fim, há que se mencionar ainda concursos públicos para as mais diversas áreas, incluindo consultoria legislativa ou de assuntos educacionais, segmentos nos quais o pedagogo pode dar contribuições significativas.

A Unipar EAD é referência em ensino a distância, tendo suas metodologias reconhecidas com nota máxima pelo Ministério da Educação. O curso de Licenciatura em Pedagogia da Unipar EAD oferece horários de estudo flexíveis, apoio de tutores especializados e infraestrutura completa para colocá-lo entre os profissionais mais qualificados do mercado. Conheça nossos diferenciais.