O xadrez é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores de natureza recreativa e competitiva, em que o principal objetivo dos participantes é atingir a peça rei do adversário com um xeque-mate e, assim, ganhar a partida.

Para conseguir este triunfo, é necessário utilizar muitas técnicas e estratégias no decorrer do jogo. O desenvolvimento da atividade colabora para o avanço da criatividade e da autoestima do jogador. Por esse motivo, apresentamos alguns dos benefícios do xadrez para o seu aprendizado. Confira:

Continuar lendo

Algumas mudanças em nosso cardápio podem ajudar nosso cérebro a se manter mais concentrado e até diminuir o envelhecimento cerebral, melhorando a nossa memória. Uma alimentação adequada, rica em antioxidantes também faz parte das ações para prevenir as chamadas doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, fatalmente relacionadas à produção de radicais livres pelo nosso organismo.

Outro ponto muito importante é não pular refeições, principalmente o café da manhã. Isso pode comprometer o desempenho cerebral por falta de glicose e levar à fadiga mental. O ideal é fazermos cinco refeições por dia, com um intervalo de três horas para cada uma, sem pular nenhuma refeição.

Continuar lendo

Manter o foco nos estudos pode ser bastante complicado, sobretudo se você usa a internet como principal instrumento de estudo, fato que ocorre na modalidade de Educação a Distância. Sempre há aquele site ou aquela rede social capaz de tirar toda sua concentração e fazê-lo passar horas navegando nele(a).

Para evitar que essa situação atrapalhe mais seu desempenho e prejudique sua formação profissional, separamos 3 dicas para ajudá-lo a ter mais foco nos estudos. Confira!

Continuar lendo

Podemos observar em nossos círculos de amizades que é muito comum as pessoas praticarem exercícios físicos com o intuito de manter o corpo mais ativo, mais saudável. Com o cérebro não é diferente. É preciso estimulá-lo, treiná-lo para torná-lo mais ativo e manter um nível de atividade cerebral que possa retardar seu processo natural de envelhecimento.

Se já pareceu complicado para você, não se assuste! Com poucos minutos por dia podemos melhorar – e muito – nossa capacidade cerebral com exercícios de concentração, memória e atenção. Confira 2 simples exercícios para você praticar diariamente:

Continuar lendo