Confiança em excesso pode prejudicar seu desenvolvimento profissional: saiba o motivo.

Compartilhe

Ter confiança, seja na área profissional ou pessoal, é fundamental. Porém, em excesso, pode pôr tudo a perder. Se você pensa que ser extremamente confiante vai fazer a diferença na sua carreira, você está certo. Mas pode não ser de maneira positiva.

A seguir, saiba como o excesso de confiança pode prejudicar a sua carreira:

O principal motivo de confiar de mais em si mesmo ser perigoso é que, ao fazer isso, sentimos que não temos mais o que aprender. Uma pessoa muito confiante acredita que já sabe tudo, logo, não precisa mais desenvolver novos conhecimentos, o que acaba trabalhando justamente na direção oposta: você acaba se fechando para as novidades.

Excesso de autoconfiança pode se transformar em arrogância. Em geral, pessoas arrogantes tendem a não ouvir a opinião ou sugestões dos outros, tomando decisões sozinhas e, muitas vezes, sem consultar até mesmo aqueles que estariam envolvidos em determinada questão. Isso pode gerar maus gestores e líderes com problemas de comunicação.

Acreditar em si mesmo é fundamental, mas sempre é preciso ter cuidado com excessos. Como dizia Millôr Fernandes, “quem sabe tudo é porque anda muito mal informado”. Sempre há algo a ser aprendido e não há nada melhor para um trabalho – e para a sua carreira – do que trocas. Aprenda a manejar a confiança e absorva o melhor de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *