Por que o pensamento crítico é tão valorizado pelas empresas?

Talvez você já tenha escutado esse termo. Muitas empresas, inclusive, o colocam como uma das qualidades buscadas em seus candidatos. Mas você sabe o que é ter um pensamento crítico e por que ele é importante? Variando entre uma habilidade e uma atitude, saiba como desenvolvê-lo e aplicá-lo na sua vida:

Um pensamento crítico exige que, primordialmente, você consiga afastar crenças pessoais para analisar um problema ou questão. Comumente, ele é conhecido como aquela característica de quem consegue enxergar algo como se estivesse vendo “de fora” possui. É deixar que o foco seja apenas no racional, sem permitir que as emoções influenciem no julgamento final. Quando colocamos assim, pode parecer que o pensamento crítico é frio e calculista, mas a verdade é que ele influencia muito no ambiente de trabalho e pode tornar o funcionário um profissional melhor, afinal, o torna um solucionador de problemas e também um fornecedor de ideias inovadoras.

Claro que não é sempre que você terá respostas ou propostas, mas exercitar o pensamento crítico ajuda na hora de lidar com as mais diferentes questões e trazer pontos interessantes sobre elas.

Por que o pensamento crítico é tão importante?

Ter um pensamento crítico pode mudar toda a dinâmica do ambiente de trabalho. Podemos analisar, por exemplo, que os problemas pessoais entre funcionários costumam afetar seus rendimentos e o bem-estar das equipes. Quando as pessoas têm pensamento crítico, isso não acontece: ninguém deixa que o trabalho se misture com a vida pessoal e todos tentam manter a cordialidade para que os projetos saiam como o planejado.

O pensamento crítico também traz grandes vantagens para líderes e chefes, porque eles se veem muitas vezes tendo que resolver problemas e conflitos entre funcionários. É inegável que, nessas situações, os líderes possam concordar com uma das partes envolvidas. No entanto, a imparcialidade é essencial para manter uma posição firme nesses momentos. O pensamento crítico afasta as opiniões pessoais e foca apenas nos fatos e na racionalidade.

Mas não pense que o pensamento crítico é unicamente racional: ele também abre espaço para a criatividade. Alguém que é capaz de pensar criticamente costuma ter mais ideias e sugestões, o que sempre leva à inovação nos projetos da empresa. Afastar sua opinião pessoal abre espaço para pensar em outras opiniões – e é assim que nascem as melhores ideias.

Até mesmo o atendimento ao cliente é melhor quando o funcionário tem um pensamento crítico, porque isso leva à empatia. Quando deixamos nossas próprias crenças de lado para analisar uma situação, conseguimos entender melhor o que o outro está passando. Desse modo, o funcionário compreende as necessidades do cliente e consegue atendê-lo melhor.

Não é à toa que o pensamento crítico é visto como uma habilidade essencial para todo bom estudante ou funcionário. Saber questionar e, especialmente, se questionar, é importante para abrir espaço para o conhecimento e para o surgimento de novas ideias. Quem convive com um colega que pensa assim sabe como sua capacidade de resolver conflitos e de compreender os outros é essencial no ambiente de trabalho.

Desenvolver um pensamento crítico pode ser difícil, mas os resultados vão mudar sua maneira de ver o mundo. Vale a pena tentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *