5 indícios de que é hora de repensar a sua carreira

Acordar cedo com muito custo e passar o dia desempenhando uma atividade que já não dá nenhum prazer. Todos nós passamos por altos e baixos na vida profissional, mas quando a situação perdura por muito tempo e não há perspectivas, talvez repensar a carreira seja uma opção.

É um mito acreditar que a partir de um momento na vida “não há mais idade” para isso. A mudança de carreira pode ser feita em qualquer momento, mas requer planejamento e tempo de adaptação. Na prática, isso significa que quem tem mais idade tem menos tempo a perder, mas de forma alguma um sonho deve ser deixado de lado.

Será que você está vivendo apenas uma fase ruim ou sua profissão já esgotou tudo aquilo que tinha a lhe oferecer. Alguns indícios podem ser interpretados como um sinal de que a mudança de carreira pode ser uma solução.

1. Você não vê a hora de o expediente acabar

Quando você está no trabalho e não vê a hora do expediente acabar, é importante que repense suas escolhas profissionais. Estar trabalhando com algo que você gosta faz com que a rotina seja mais leve e, consequentemente, que você se sinta mais realizado.

Porém, converse com pessoas da mesma área sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Pode ser que o problema em questão seja o local de trabalho e não a função que você desempenha. Tentar uma mudança de emprego antes de pensar em trocar de carreira é um caminho.

2. Nada na sua área faz mais sentido

Você se lembra por quais razões escolheu a carreira atual quando começou a trabalhar nesta área? Se as suas respostas para essa pergunta forem apenas circunstanciais, talvez seja o momento de repensar os seus rumos. É importante que você tenha em mente por que escolheu seguir a carreira profissional que está, pois isso o ajuda a evoluir.

Muitas vezes você pode ter entrado na área por acreditar que o trabalho seria de uma forma e, ao conhecer de fato o trabalho na prática, ter se decepcionado. Não é preciso carregar essas frustrações para sempre. Se há alguma outra área que ainda é capaz de despertar emoção em você, então comece a se planejar para mudar para ela.

3. Você se sente esgotado profissionalmente

A rotina profissional por muitas vezes é desgastante. No entanto, ao gostar da carreira que escolheu, o dia a dia torna-se mais fácil. Quando você perceber que não aguenta mais a vida profissional que tem, pense sobre mudar de companhia ou de carreira. Se você estiver na área certa, a paixão pelo que faz será essencial para mantê-lo realizando um bom trabalho.

Veja ainda se não é o caso de excesso de cobranças. Muitos profissionais colocam sobre seus próprios ombros uma grande pressão para evoluírem e melhorarem de tal forma que o desenvolvimento se torna insustentável. Lembre-se que antes de tudo não somos uma máquina e a vida pessoal e profissional devem coexistir em sintonia.

4. O término do fim de semana o deixa triste e angustiado

Todos nós gostamos de finais de semana e queremos aproveitar ao máximo cada um deles. Porém, quando o fim do domingo virá motivo de angústia pelo que virá no dia seguinte, talvez esse seja um indício de que a sua profissão está longe de ser motivo para alguma alegria.

Se você perceber que fica muito chateado aos domingos porque terá que trabalhar na segunda-feira, começa a repensar sua carreira. Muitas vezes nesses momentos pode-se perceber que é preciso realizar mudanças para atingir a felicidade e os objetivos que temos. Sair da zona de conforto pode demorar, mas é preciso dar o primeiro passo.

5. Você sente que o seu trabalho não é importante

Por mais que muitos de nós trabalhemos pela necessidade de remuneração, sentir que a tarefa realizada é importante para a sociedade é fundamental para que possamos ter a sensação de sermos valorizados.

Se você não conseguir entender as razões pelas quais os seus papeis são relevantes, então é uma boa ideia começar a repensar os motivos pelos quais você ainda permanece nesta carreira. Se for apenas por questões financeiras, talvez um plano para mudar de área seja justamente o que você precisa para ter um novo ânimo.

Novos rumos: como começar uma nova carreira

Sabemos que iniciar uma nova carreira não é fácil. Essa é uma decisão que requer tempo de reflexão e muito planejamento para que a transição seja a mais tranquila possível. Um bom começo é adaptar a metodologia Canvas à decisão de repensar a carreira, conforme sugerido em reportagem do Estadão.

Parta do princípio de que você precisa responder a essas 9 perguntas. A sua reflexão sobre cada uma delas é um bom ponto de partida para compreender se você apenas passa por uma fase ruim ou se é hora de mudar de uma vez por todas. De qualquer forma, a reflexão sempre é válida e a mudança nunca deixará de ser uma opção.

…..

Para incrementar sua formação profissional, a Unipar oferece na modalidade de Educação a Distância diversas opções em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Venha estudar em uma Universidade de verdade: Faça já a sua inscrição e conheça todos os diferenciais que nós temos a oferecer.