Conheça os benefícios do xadrez para o aprendizado

O xadrez é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores de natureza recreativa e competitiva, em que o principal objetivo dos participantes é atingir a peça rei do adversário com um xeque-mate e, assim, ganhar a partida.

Para conseguir este triunfo, é necessário utilizar muitas técnicas e estratégias no decorrer do jogo. O desenvolvimento da atividade colabora para o avanço da criatividade e da autoestima do jogador. Por esse motivo, apresentamos alguns dos benefícios do xadrez para o seu aprendizado. Confira:

1) Melhora o Q.I – A prática do xadrez exige que o jogador desenvolva seu raciocínio lógico e organize melhor seus pensamentos. O desenvolvimento dessas habilidades mentais em particular poupa o seu esforço cerebral, permitindo que você desenvolva outras atividades com maior facilidade.

2) Deixa o cérebro em forma – Da mesma forma que necessitamos realizar atividades físicas para manter nosso corpo e músculos em forma, o cérebro também precisa ser “exercitado”: qualquer atividade que exija esforço mental é benéfica para a saúde do cérebro. Um cérebro ativo e saudável garante que você organize melhor seus pensamentos nos momentos de estudos.

3) Ajuda a prevenir o Alzheimer e a demência – Ficar cognitivamente ativo através de atividades mentalmente estimulantes, como o xadrez, faz com que o cérebro crie uma “reserva cognitiva”, que o permite funcionar de forma eficaz mesmo quando ele estiver danificado, ou alguma função é interrompida.

4) Desenvolve a criatividade – No final dos anos 70, um estudo dividiu jovens de uma escola americana em vários grupos. Um deles jogava xadrez regularmente, o outro mexia no computador — e várias outras atividades participaram da pesquisa. Ao final de 32 semanas, os enxadristas foram o que se saíram melhor em todos os testes de criatividade.

5) Melhora a memória e auxilia no processo de aprendizagem – Esta foi a conclusão de um estudo chinês, que comparou a potência cerebral de jogadores experientes e os novatos. O primeiro time, por ter passado mais tempo no tabuleiro, tem uma memória superior e aprende as coisas com mais facilidade.

6) Te deixa mais concentrado – A necessidade de elaborarmos novas estratégias durante o jogo, o movimento único de cada peça no tabuleiro, além de outros fatores, colaboram na evolução da nossa capacidade de concentração, que além de melhorar as habilidades na prática do jogo, auxilia o aluno durante o aprendizado.

3 comentários

1. Estou fazendo um curso ead de xadrez, porém tenho uma grande dúvida que no curso não explica: Pro que motivo os campeonatos são divididos em masculino e feminino?!

Pra mim não faz o mínimo sentido, já que não precisa de força e capacidade intelectual é igual tanto para homens quanto mulheres.

Não é um tanto machista isso?