5 pensamentos infalíveis para escolher a melhor profissão para você

Escolher a área de atuação profissional é uma tarefa difícil para os jovens que estão ingressando agora no ensino superior. Um estudo recente do Facebook aponta que as famílias determinam muito a escolha profissional dos jovens.

Segundo os dados do estudo, “8,5% das enfermeiras herdaram a profissão de suas mães. Já um pai que trabalha na área judicial tem altas chances de ter um filho que entre na área de medicina. Além disso, 20% das mulheres que trabalhavam com serviços administrativos passaram a ocupação para suas descendentes. Em relação aos irmãos, 15% dos internautas trabalham no mesmo ramo – curiosamente, esse número sobe para 24,7% quando falamos de irmãos gêmeos”.

Para que você não seja necessariamente influenciado, sem saber se está fazendo a melhor escolha dentro do seu perfil, apresentamos dicas para auxiliá-lo na escolha da profissão ideal. Nenhum dos aspectos deve ser analisado isoladamente, pois todos têm sua importância. Confira:

1) Conheça a área de atuação – Além de conhecer a rotina e os desafios da carreira pretendida, é preciso escolher uma profissão na qual o jovem se sentirá realizado e que se identifique. Opte por aquela lhe desperte a curiosidade e a vontade de aprender continuamente.

2) Entenda suas aptidões – É preciso, primeiro, identificar em si mesmo quais aptidões você já possui e quais poderá desenvolver com maior facilidade e prazer. Para essa autoanálise, é importante verificar, por exemplo, quais disciplinas atraíram mais sua atenção durante o percurso de formação. Além disso, em quais habilidades se destacou aos olhos de outras pessoas.
Quanto maior o conhecimento dessas características sobre si mesmo, mais fácil o processo de identificação do caminho profissional a ser seguido. Outro ponto importante é que a partir disso torna-se mais fácil projetar o futuro profissional para um plano de desenvolvimento da sua carreira.

3) Entenda o mercado de trabalho – Entenda qual a capacidade de absorção dos profissionais dentro do mercado que você deseja entrar. O salário também é importante, porém, quando se faz o que gosta e a profissão é reconhecida pelo mercado, atingir uma recompensa financeira satisfatória é uma questão de tempo.
O candidato também deve ter em mente que os cenários econômicos mudam com os anos e que entre a entrada na universidade até a formatura o panorama poderá ser outro. Essa análise de longo prazo deve ser feita, preferencialmente, mesmo que seja mais complexa.

4) Converse com profissionais da área – Conversar com profissionais da área, assistir palestras e participar de encontros sobre carreiras pode ajudar no momento da escolha de qual carreira seguir. Em geral, nessas palestras, são convidados profissionais de sucesso que contam suas experiências.

5) Visite empresas da área – É muito interessante visitar empresas, caso haja essa possibilidade. Além disso, as companhias possuem suas rotinas e metas, o que pode dificultar o recebimento frequente de alunos. No entanto, essa troca de informações e de experiência é sempre bem-vinda e muito valiosa.