Conheça 9 dicas para melhorar sua capacidade de memorização

Compartilhe

A capacidade de memorização não é igual para todos, e há quem tenha sérias dificuldades em fazê-lo, porque ler vários textos e conseguir lembrar-se de todos os detalhes é difícil e não está ao alcance de qualquer um. No entanto, se seguir os passos certos, esta tarefa poderá tornar-se menos complicada.

Pensando nisso, apresentamos 9 dicas para melhorar sua capacidade de memorizar. Confira:

1 – Preparação do ambiente – Antes de começar a estudar o que você precisa memorizar, você deve se preparar previamente. Tenha em atenção a escolha do local de estudo para que consiga manter o foco e prestar a atenção necessária.

2 – Grave o que memoriza – Fazer uma gravação de som daquilo que tem que memorizar pode ser eficiente para reter mais facilmente as informações, seja uma palestra a qual você assistiu, ou um discurso que vai ter que fazer. Leia em voz alta os textos que tem que memorizar para que você possa escutar mais tarde. Se você não possui um gravador, utilize aplicativos específicos em seu smartphone ou tablet.

3 – Tome nota – Para que se familiarize com aquilo que tem que memorizar, escreva várias vezes as informações até que o assunto fique mais claro na sua mente. Uma boa alternativa também é fazer essas anotações enquanto ouve as suas gravações.

4 – Organize com cores – Se a sua aprendizagem é mais eficiente por associação visual, divida as suas anotações por seções e separe os assuntos por cores. Experimente, e verá que esta pode ser a solução ideal para você.

5 – Repita – Enquanto lê o texto que você precisa memorizar, tente repetir a leitura linha por linha até que consiga fixar as palavras. Faça um teste para verificar se a estratégia funciona e tente lembrar-se do que foi lido sem olhar para as páginas.

6 – Escreva – Depois de fazer essa leitura repetitiva dos textos, escreva tudo o que guardou na sua memória. Isso vai ajudá-lo a reforçar o que deve ser memorizado.

7 – Ensine alguém – Quando memorizar grande parte da matéria, teste e reforce os seus conhecimentos tentando ensiná-los a alguém, ou a si mesmo.

8 – Ouça as suas gravações – Enquanto estiver realizando outros afazeres, ouça as suas gravações. Isso vai ajudá-lo a manter as informações na cabeça e não terá que dedicar tanto tempo exclusivamente nessa tarefa, podendo dar atenção também às suas outras responsabilidades.

9 – Faça intervalos – Tentar memorizar o que quer que seja não funcionará se não fizer alguns intervalos para descansar a sua cabeça. Só assim conseguirá assimilar os assuntos com clareza. Por isso, imponha à sua rotina de estudos alguns períodos de repouso.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *