Aprenda 5 dicas para cumprir com seus objetivos ao longo do ano

Compartilhe

No começo do ano, muitas pessoas têm o costume de elaborar a própria lista de metas, colocando no papel os principais objetivos que desejam conquistar no futuro. Contudo, muitos desses planos podem se dispersar ao longo dos próximos meses e acabam não sendo cumpridos no final, podendo provocar frustração e a sensação de ter feito um planejamento sem utilidade.

Foi pensando nisso que separamos 5 orientações para conseguir cumprir com todos os objetivos ao longo deste ano. Confira a seguir:

 

1) Identifique a razão dos seus hábitos ruins – Todo o hábito costuma ter uma razão. Se você fuma, come em excesso ou procrastina as suas tarefas, por exemplo, provavelmente existe um motivo para isso. Cabe a você buscar formas para identificá-lo e, para isso, é necessário fazer uma autorreflexão. Pergunte a si mesmo por que você sente a necessidade de praticar esse hábito diariamente e como você poderia substituí-lo por outra atividade.

 

2) Documente as suas metas – Anotar os próprios objetivos em um papel ou até mesmo no celular pode ser uma ótima estratégia para mantê-los ao longo do ano. Isso porque, ao deixar registradas suas metas, você poderá reforçá-las em sua própria mente, como se fizesse um compromisso a si mesmo.

 

3) Acompanhe seu progresso – Ao longo do ano, também é interessante anotar as suas principais conquistas, para ter uma noção do quanto você progrediu. Para isso, procure registrar tudo aquilo que você conseguiu realizar, desde as tarefas mais simples até aquelas mais complicadas. É importante ter uma noção do quanto você está melhorando, vendo o que ainda falta para completar a sua lista de metas.

 

4) Aprenda com seus próprios erros – É interessante saber como transformar as falhas em aprendizado. Por isso, sempre que sentir que falhou em algum projeto ou não conseguiu cumprir com determinado objetivo, analise as possíveis causas do problema, vendo o que poderia ter sido feito diferente. Isso o ajudará a crescer durante o ano.

 

5) Paciência é essencial – Não adianta tentar introduzir uma quantidade enorme de hábitos na rotina se você não conseguirá cumpri-los depois. O mais recomendado é começar com uma mudança de cada vez, respeitando o seu próprio ritmo. Além disso, é preciso entender que as metas não são conquistadas da noite para o dia.

1 comentário

  1. Acho que o pior erro das pessoas ao quererem sair do lugar é não terem um objetivo. Assim, se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

    Eu recomendo ter definidos seus objetivos, mesmo que não tenha certeza do que realmente quer para a sua vida hoje, escolha um propósito e vá atrás dele. Se se arrepender no eio do caminho, mude de rota, mas nunca fique parado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *