Como conquistar um bom emprego após se formar na universidade?

Ao concluir os estudos no Ensino Superior, os contratos de estágio em vigência se encerram, fazendo com que os estudantes recém-formados tenham que procurar um cargo novo no mercado de trabalho. Enquanto uns são efetivados nas empresas em que já estagiavam, outros serão obrigados a encontrar uma vaga que se encaixe no seu perfil profissional.

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas durante a realização do Curso Superior, que facilitarão sua busca pelo emprego dos sonhos no momento em que conseguir o diploma universitário. Para que você consiga adquirir uma boa vaga dentro da sua área de atuação, confira as dicas a seguir:

1) Amplie sua experiência – Muitas vagas exigem que os candidatos tenham uma experiência mínima dentro daquela área para a qual enviaram o currículo. Assim, aproveite tudo que a faculdade oferece para que você entre cada vez mais em contato com a profissão, além de tentar fazer ao menos um estágio durante o curso. Mesmo que você tenha pouca experiência, terá alguma para apresentar na entrevista e, consequentemente, poderá convencer o recrutador de que você é a pessoa ideal para aquela vaga.

2) Procure os empregos disponíveis no mercado – Conseguir uma vaga que faça com que você tenha prazer em trabalhar é uma situação que demanda muita energia dos universitários. Alguns dos principais motivos são o fato de que processos seletivos podem ser muito longos e as vagas podem não condizer exatamente com o que você procura. No entanto, não desista: fique sempre atento a anúncios de vagas na internet e em outras que seus amigos saibam, por exemplo. Nesses momentos, um bom networking pode ser essencial para colocar você dentro da empresa que sempre sonhou.

3) Seja específico – Às vezes, conseguir algum trabalho dentro da sua área quando você ainda estiver na faculdade é uma tarefa difícil, mas com certeza um grande diferencial quando estiver formado. Por isso, tente sempre encontrar vagas relacionadas ao que você aprende em sala de aula, porque assim aumentará sua experiência e fará um trabalho que poderá ser muito relevante para seu futuro profissional.

4) Entenda o que você gosta – Ao longo da graduação, é comum que os estudante mudem de opinião a respeito da área em que querem atuar após a formação. Assim, é importante que você analise o que atrai sua atenção e, principalmente, busque ferramentas para ter certeza de que aquela é a que mais desperta sua atenção.

5) Tente sempre se destacar – Independentemente da carreira que você esteja prestes a seguir, o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e, por isso, você precisa encontrar formas que façam com que você seja o melhor candidato. Invista em cursos e iniciativas que sejam um diferencial no seu currículo, como trabalho voluntário.

Se você tem intenção de ingressar ainda este ano no Ensino Superior, opte por estudar em uma Universidade de Verdade, com mais de 40 anos de tradição no Ensino Superior. Clique no botão abaixo para iniciar o processo de inscrição:

Faça sua Inscrição