Devo fazer uma segunda graduação ou optar pela especialização?

Para quem está em busca de aperfeiçoamento profissional ou de uma mudança radical na carreira, uma das dúvidas que podem surgir é saber se é melhor encarar a segunda graduação ou entrar numa pós-graduação.

Muitos profissionais acabam concluindo a graduação e não conseguem inserir-se no mercado de trabalho, seja pela falta da necessidade deste profissional em determinado momento econômico ou pela falta de perspectivas profissionais, do próprio profissional, na área.

Para ajudá-no nessa complicada tarefa, elencamos alguns assuntos para você refletir. Confira:

Para tomar a iniciativa de começar uma segunda graduação ou uma especialização, você precisa considerar alguns fatores: Você já atuava na área? Teve alguma atuação e ainda manifesta interesse pelo mercado? Quais são as oportunidades profissionais para a sua área de atuação que existem na sua região? Você está realizado com sua profissão? É muito importante que você considere esses argumentos para tomar sua decisão.

Os cursos tecnológicos se expandiram nas últimas duas décadas como forma de atender a demandas específicas de certos setores econômicos, sem a necessidade de uma formação mais ampla e teórica como o que ocorre em geral nos bacharelados (cursos de 4 a seis anos). Justamente por tal especificidade, encontram bons nichos de colocação profissional, desde que haja necessidade deste profissional em determinado momento econômico.

É importante destacar que duas formações acadêmicas são consideradas um atributo a mais no currículo. Numa seleção de emprego, o candidato será analisado em que circunstâncias optou por outro curso ou especialização. Ambos são consideradas diferenciais: Além dos conhecimentos mais extensos, a pessoa terá a carreira mais aberta e poderá trabalhar em mais áreas.

Quando o gosto pela carreira não agrada, o melhor é entrar numa outra graduação. Neste caso, ele vai conhecer outro ambiente e terá a chance de construir outra carreira. Entretanto, se houver a possibilidade de fazer carreiras correlatas como em Comunicação ou Administração, existem maneiras de aproveitar o que já foi feito e aprender coisas novas.

Nunca devemos ficar limitados ao básico. Sempre vale ter informação a mais. Em suma, se você está contente com a área em que atua, mas precisa atualizar seus conhecimentos focando em algo mais específico, opte pela Especialização. Se você está em dúvidas sobre as oportunidades de mercado para o curso que você fez, não conseguiu se adaptar na profissão, ou até mesmo se deseja realizar um deslocamento horizontal, isto é, migrar para outro setor de atuação dentro da mesma área, a segunda graduação pode ser a resposta para você.

Independente da sua escolha, venha estudar conosco em uma Universidade de verdade. Faça sua inscrição clicando no botão abaixo:

botao-faca-inscricao-verde