Confira 4 passos para fazer um bom resumo

Sem dúvida, o resumo é o melhor amigo dos estudantes! Todo estudante do Nível Superior sabe que, dependendo do volume de matérias que precisam ser assimiladas em pouco tempo, revisar pode ser um pouco mais complicado. Mas os resumos estão aí justamente para nos ajudar a relembrar o que é mais importante destacar em cada conteúdo.

Mas precisamos fazer um alerta: dominar a arte de resumir pode não ser tão simples assim. Separamos 4 passos para você fazer um resumo de primeira qualidade. Acompanhe:

Leia e releia o texto quantas vezes forem necessárias: A primeira coisa que você deve saber é que preparar um resumo é, também, uma forma de estudar – afinal, para poder elaborá-lo, você precisa estar bem afinado com o assunto. O ideal, então, é você ler e reler o texto algumas vezes para se certificar de ter entendido tudo direito.

Busque os conceitos e pontos fundamentais do texto: Depois de ler o texto algumas vezes, você já deve estar preparado para ressaltar o que há de mais importante nele, ou seja, qual é a sua essência. É aqui em que você deve tentar buscar algumas palavras-chave sobre o assunto, para te ajudar a se organizar, e também destacar no texto o que é mais importante.

Organize as ideias principais: Agora é a hora de organizar o que você entendeu do assunto. De posse dos temas mais importantes e das palavras-chave, é hora de orientar o resumo que você vai escrever. Para isso, tente responder a duas perguntas: 1. O que está sendo dito no texto? 2. Como eu explicaria este assunto para alguém? Separe os assuntos por tópicos para facilitar a sua assimilação posteriormente quando for estudar.

Escreva o texto com suas palavras: É hora de escrever, portanto, mãos à obra! Você já leu e releu o texto, destacou as partes mais importantes e as palavras-chave, ou seja, tem todos os itens necessários para fazer um bom resumo. Pegue o assunto pelo básico, o geral, e depois passe para os assuntos específicos dentro daquela matéria.

É importante sempre treinar e realizar esses procedimentos para dominar a técnica de fazer bons resumos. Pratique sempre! Bons estudos!

Adaptado de: Guia do Estudante