5 dicas para estimular seu pensamento

Compartilhe

A rotina do dia-a-dia pode causar efeitos ruins e que talvez você nem perceba no momento, somente anos mais tarde. A diminuição da sua criatividade de pensamento pode ser uma delas, levando a consequências mais sérias como estagnação  no desenvolvimento profissional e falta de vontade de fazer algo novo. Para ajudar você a combater este tipo de malefício silencioso que qualquer um está sujeito, separamos 5 dicas preciosas para estimular sua força de pensamento.

Observe outros ambientes/realidades: Esta ação pode ser praticada em diferentes escalas. Você pode começar por conhecer outro departamento da empresa em que você trabalha, conhecer o ambiente de trabalho de amigos ou viajar a outro país fora das rotas padrões. Ter essas experiências faz com que seu cérebro tenta associar o máximo de coisas possíveis com a sua realidade, seja comparando ou simplesmente ligando uma coisa a outra. Esta atividade cerebral é essencial para despertar sua criatividade até mesmo para coisas mais simples.

Esteja aberto a novas soluções: Nem sempre o que você pensa ser certo é realmente correto ou o mais eficaz. Estar aberto para novas soluções é estar aberto a aprender com as pessoas a sua volta, observando as diferentes perspectivas que outras pessoas podem apresentar para um mesmo caso. O importante é saber considerar ideias para que suas ações em casos específicos sejam as mais sensatas possíveis. Isto é estimular a criatividade na prática.

Aprenda com seus erros: Ninguém gosta de errar, mas é inevitável não cometer erros durante a vida. A grande questão por trás é entender que os erros servem para apresentar novas tentativas, mais sólidas e com certeza com mais chances de acerto. O problema é cometer o mesmo erro várias vezes. Saiba sempre utilizar seus erros abrindo novas possibilidades e perspectivas, e não como obstáculos. O seu pensamento agradece!

Dê feedback: Dar feedback significa dar um retorno sobre algo para outras pessoas. Seja em suas responsabilidades laborais, em um jantar com a família ou ao assistir a uma apresentação artística. Saber se pronunciar sobre algo é importante para você que conseguirá formar uma opinião ou tomar uma posição e para as pessoas relacionadas que saberão o que você realmente pensa. Para que você desenvolva sua capacidade de dar um bom feedback suas atividades cerebrais concentram-se em organizar, analisar e detalhar ideias.

Durma bem: E de preferência, sonhe. Não existe pensamento, muito menos criatividade em uma mente cansada e isto é um problemão. Tente dormir em média 8 horas por dia de sono, ao menos, para que sua mente e corpo descansem e se renovem para o próximo dia. Regular o sono é essencial para estimular seus pensamentos e melhorar sua saúde com muita disposição. Se você tem problemas com o sono, evite ingerir remédios sem prescrição ou indicação médica.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *