Logística: o setor chave na redução de custos de uma empresa

Compartilhe

Se engana quem pensa que o setor de logística só cuida do leva e trás! Com o avanço eminente da tecnologia no gerenciamento de produtos, o setor de logística vem ganhando mais importância dentro de grandes empresas e pode ser a peça chave na redução de custos.

O setor de logística é responsável pelo andamento completo da entrada e saída de materiais, produtos ou qualquer tipo de objeto referente ao comércio – dependendo da área de atuação de cada empresa. Para isso, compreende profissionais capacitados para saber adquirir, receber, armazenar, distribuir e transportar em pequena, média e larga escala. 

As movimentações do mercado e a oscilação dos níveis de inflação não permitem erros neste setor, visto que as consequências de uma logística mal planejada influem diretamente em todos os outros setores da empresa. É justamente por isso que as organizações estão buscando profissionais cada vez mais especializados nesta área visando uma assertividade ainda maior na movimentação de produtos.

 

Porque a logística é a peça chave na redução de custos?

Porque é bem aí que mora o lucro e a liquidez da empresa. Todo esse cuidado com o transporte e a compra e venda de materiais/produtos influi diretamente no preço final de cada produto nos diferentes setores do mercado. Grandes organizações – por lidarem com grandes quantidades – estão em busca de aperfeiçoamento e especialização no setor de logística para que estes processos estejam em perfeito andamento, mantendo assim competitividade da empresa no mercado. Reduzindo custos, a empresa terá mais verba para planejar sua expansão territorial, seja nacional ou internacionalmente e então o setor de logística novamente entra em evidência buscando a melhor forma disso acontecer.

 

Perfil do profissional

Se você é uma pessoa flexível, disposta a talvez trabalhar em horários alternativos e interessada em entender todos os processos dentro de uma empresa, você pode se dar bem no setor de logística. Além de administrar todos os materiais e recursos utilizados pela empresa, o profissional de logística deve estar totalmente informado sobre as movimentações do mercado atual desenvolvendo sua capacidade de visualizar possíveis mudanças e tendências no campo de atuação da empresa. A boa comunicação também influenciará em seu trabalho, pois é necessário negociar com clientes e fornecedores a todo momento, além de ter de se comunicar bastante dentro da própria empresa principalmente no planejamento de compras e juntos ao setores que trabalham juntos na recepção, armazenagem e distribuição de materiais.

 Saiba mais sobre o curso de Tecnologia em Logística oferecido pela EAD Unipar e faça já sua inscrição!

botao-faca-inscricao

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *