Profissões: conheça áreas que você pode se dar bem

Compartilhe

Uma recente pesquisa realizada pela empresa de recrutamento ManpowerGroup demonstrou alguns dados importantes sobre a mão de obra qualificada no Brasil e no mundo. Foram ouvidos nesta sondagem mais de 37 mil empregadores de 42 países.

A principal conclusão desta pesquisa é uma só: existe uma carência mundial de mão de obra qualificada, isto é, profissionais aptos para assumir cargos com grandes responsabilidades em busca de resultados a curto, médio e longo prazo. No Brasil a situação é ainda mais crítica: a taxa de escassez de talentos é de 63%, contra 36% da média mundial. Outro dado levantado ainda aponta que 9 a cada 10 empresas tem dificuldades para preencher seus quadros de funcionários.

Em alguns setores este problema é um pouco maior e isto pode ser encarado como oportunidades para os futuros formandos ou alunos que ainda não sabem qual curso fazer. Veja abaixo algumas profissões que estão em falta no mercado:

– Profissionais de RH: a economia mundial passou por um momento de esfriamentos de atividades e isto propõe uma reestruturação em diversas empresas. O setor de recursos humanos é o setor base para reformular o quadro de profissionais nas empresas, por isso uma busca maior por profissionais de RH.

– Contadores e profissionais de finanças: especialistas apontam que estes profissionais estão em falta por dois grandes motivos: o desinteresse de pessoas neste setor por seu caráter operacional e não estratégico e as novas exigências da economia que implicam em profissionais mais capacitados e especializados. A primeira causa aponta outro problema que talvez seja a falta de conhecimento pleno sobre os cursos de caráter financeiro, que – dependendo da área de atuação – são bastante estratégicos, visando o resultado no futuro.

– Técnicos em geral: este mesmo estudo também conseguiu dados sobre a preferência das pessoas em certas profissões. Os cursos com titulação técnicas são muito mais diretos e práticos que os cursos convencionais – que ainda são a preferência em uma consideração geral. O governo já tem programas para o incentivo desta formação e as universidades também já se movimentam neste sentido oferecendo cursos com titulação técnica.

Conheça os cursos oferecidos pela EAD Unipar e prepare-se para este grande mercado! Clique aqui.

Fonte: BBC Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *