Como você aprende? Conheça os estilos de aprendizagem.

É fato que cada pessoa tem uma maneira peculiar de aprender.  Utilizamos 3 principais tipos de percepções para aprender: visual, auditivo e cinestésico. Cada uma dessas percepções atua de modo diferente em nosso cérebro e isto pode variar de aluno para aluno. O autoconhecimento se faz necessário para que você descubra qual é a maneira mais eficiente para o seu aprendizado e assim facilitar os estudos.

Visual: faz uso da visão como meio para obter e reter informações. O aluno com predominância de aprendizado por meio da visão é capaz de formar uma imagem imediata da informação que está recebendo. Um grande número de informações ou estímulos visuais causa distração de atenção e o ritmo do pensamento é acelerado.

Auditivo: vale-se da audição para absorver informações e é capaz de criar histórias com a informação que está recebendo.  Sua principal distração são ruídos de fundo e os olhos tendem a estar fixos quando está pensando – em ritmo moderado.

Cinestésico: aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações. Se você tem predominância por aprendizado cinestésico, a melhor maneira de estudar é fazendo ou executando algo – escrevendo, desenhando, grifando. A tendência do processamento de informação ser mais lento é natural, porém são pessoas que chegam a conclusões geralmente diferentes da maioria.

Você consegue perceber agora qual é o seu tipo de aprendizado? Observe-se, encontre a melhor maneira de estudar e facilite seus estudos