O que buscam as empresas?

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Uma pesquisa realizada pela McKinsey – consultoria empresarial americana – revela quais são as qualidades que as empresas buscam em um colaborador ao anunciar a descrição de um cargo. Divididas em quatro grandes esferas, conheça agora o que você precisa para se dar bem em grandes empresas!

Comunicação e idiomas

No panorama atual, nos sentimos na obrigação de aprender outro idioma desde cedo ainda no colégio. E realmente é muito importante para o desenvolvimento intelectual aprender outro idioma, visto que, isto também é uma exigência das empresas, mas também não podemos nos esquecer do idioma local. Saber falar português corretamente em qualquer situação, formal ou informal, além de saber utilizar a nossa gramática corretamente tem feito a diferença. A comunicação oral e escrita também são bastante observadas para a análise da capacidade do candidato em conseguir sintetizar ideias de maneira organizada e clara.

Pensamento criativo

Nessa esfera do pensamento criativo envolve-se duas grandes forças: criatividade e capacidade de resolução de problemas. O profissional criativo experimenta novas ideias na tentativa de fugir do comum e de fórmulas batidas observando um problema comum a muitas pessoas. Saber resolver problemas talvez seja a qualidade que as empresas mais procuram. Saber quebrar problemas difíceis em problemas menores e manter a calma diante uma dificuldade são essenciais para o sucesso de um profissional dentro de uma grande empresa.

Competências técnicas

Aqui entra a maioria do conteúdo que você estuda no ensino superior. Conhecimentos práticos e teóricos, além de conhecimento em computação e matemática básica, são os requisitos essenciais para você ser competitivo na busca de ascensão dentro de uma empresa. Aproveite o período da graduação para se desenvolver nestes aspectos e tirar essa de letra!

Liderança

Neste campo serão observadas características pessoais e de comportamento. As empresas necessitam de profissionais que saibam trabalhar em equipe, que saibam liderar suas equipes e que sejam éticos. Estas três características formam um profissional chefe de setor e com grandes chances de alçar voos altos dentro de uma organização. Liderar significa saber influenciar, inspirar e motivar pessoas e ao mesmo tempo, ter uma visão ampla da realidade.

Com tantas dicas, a pergunta que fica é: você está pronto para o mercado de trabalho?

5 comentários

  1. Infelizmente ainda não domino outro idioma, mas é minha meta para o próximo ano. A criatividade é algo que tenho procurado desenvolver a cada dia. Quanto às competências técnicas é o que estou fazendo no EAD, buscando conhecimentos. E uma das coisas que mais procuro é influenciar, inspirar e motivar pessoas. Então respondendo à pergunta, talvez eu ainda não esteja totalmente pronto para o mercado de trabalho, mas estou me preparando a cada dia!

    1. É isso aí, Joaquim! É muito importante se preparar para o que vier! Desenvolver habilidades e ter sempre interesse em se aperfeiçoar é um ótimo começo! Continue assim e só colherá bons frutos no futuro! 😉

  2. Na minha opinião o mercado de trabalho atual se moderniza a cada dia, e o profissional que não acompanha essas mudanças e que não se atualiza está ficando para traz, sendo atropelado por novas ideias e novas opiniões, um profissional com todos esses requisitos mencionado nas informações acima, com certeza está caminhando para o sucesso.

    1. Verdade, Wandré! Sua opinião está certíssima, o mercado não para mesmo! E ficar para trás nessa evolução não é uma opção, certo? 😀

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